MULHERES CHEFES DE FAMILIA NO BRASIL COLÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2011v5i2.1113Resumo
A presente pesquisa se propõe a analisar a estrutura da família brasileira no Brasil Colonial, sendo a chefia feminina de domicílios o destaque deste. Para desenvolver este trabalho valemo-nos de dissertações e outros estudos que abordam tal assunto. Assim, buscaremos entender qual foi o real valor da família patriarcal na sociedade colonial, quem eram as mulheres que chefiavam lares, destacando o que propiciou a formação de tais fogos e como estas mulheres viviam, quais eram suas estratégias de sobrevivência. Sabe-se que as atividades exercidas por essas mulheres variaram em diferentes funções, e foi por meio delas que sustentavam seus lares. Desta forma, ao analisar a diversidade quanto à organização familiar, destacaremos como a chefia feminina de domicílios foi um fenômeno comum na família brasileira.Referências
ALMEIDA. Carla Maria Carvalho de. Alterações nas unidades produtivas mineiras: Mariana (1750-1850). 1994. 220 f. Dissertação (Mestrado em História) —Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1994.
ALVES, Romilda de Oliveira. Mulheres Solteiras Chefes de Domicilio: Mariana C. 1807- C. 1822. Mariana- MG (Monografia). Universidade federal de Ouro Preto, 2006.
ANDRADE. Cristiane Viegas de. Domicílios
mineiros oitocentistas; caracterização
segundo o sexo da chefia. In: BOTELHO.
T. R. (org). História quantitativa e serial no Brasil: um balanço. Goiânia: Anpuh- MG. 2001. p. 65-90.
ANDRADE, Francisco Eduardo de. A enxada complexa: roceiros e fazendeiros em Minas Gerais na primeira metade do século XIX. 1994. 270 f. Dissertação (Mestrado em História)- Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 1994.
CORRÊA. Mariza. Repensando a família patriarcal brasileira: notas para o estudo das formas de organização familiar no Brasil. In: . Colcha de retalhos. Estudos sobre a familia no Brasil. 2' Ed. Campinas: Editora da Unicamp. 1993, p. 27.
RAMOS. Donald. A mulher e a família em Vila Rica do Ouro Preto: 1754-1838. In: Congresso sobre a História da População na América Latina, 1989, Ouro Preto. Anais... São Paulo: Fundação SEADE, 1990, p.154-163.
SAMARA, Eni de Mesquita. Família, mulheres, povoamento: São Paulo, século XVII. São Paulo: EDUSC, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).