PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS PORTADORES DO ESPECTRO AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1188Palavras-chave:
Educação especial, aprendizagem, autismo, inclusãoResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as perspectivas docentes sobre as dificuldades e o processo de inclusão na integração dos alunos portadores do transtorno do espectro do autismo nas escolas públicas do município de Coari (Amazonas). A metodologia utilizada contou com o diagnóstico da quantidade de discentes atendidos nas escolas públicas e da aplicação de um questionário semiestruturado para analisar a perspectiva dos docentes sobre a inclusão desses alunos. Os resultados descritos nesse trabalho identificaram as principais dificuldades metodológicas dos professores, sendo a interação social um dos maiores obstáculos para a adaptação desses discentes nas escolas. Além disso, detectou-se lacunas na formação acadêmica dos professores e a ausência de diagnostico para crianças que apresentam caraterísticas dessa alteração. Esse trabalho abre a perspectiva para estudos mais detalhados sobre pesquisas educacionais inclusivas e contribui para a busca de um ensino igualitário no Brasil.
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