CONTRIBUTOS DE PIERRE BOURDIEU PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Karen Laíssa Marcílio Ferreira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1711

Palavras-chave:

Educação, Pierre Bourdieu, Sociologia da Educação

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca das contribuições dos estudos do sociólogo francês Pierre Bourdieu para o campo educacional, bem como para a sua própria Sociologia da Educação. A proposta, portanto, busca ressaltar os elementos e considerações sobre educação correlacionando-as com as teorias sociológicas seguidas por Pierre Bourdieu e a sua ligação com a temática educacional. Para tanto, em uma pesquisa de cunho bibliográfica e documental referente as obras do autor que se referem as temáticas educacionais, principalmente ao livro Escritos de Educação (1998) e a sua fortuna crítica estabelecida por outros pesquisadores da área, como Ivone Ribeiro Valle (2007), Denice Bárbara Catani e Gilson Pereira (2001), Afrânio Mendes Catani (2002), Ângela Xavier de Brito (2002), Bernard Lahire (1999), Maria Alice Nogueira (2001) e Cláudio Marques Martins Nogueira (2002). Além disso, apropria-se de autores como Bento Prado Júnior (1980) e Dermeval Saviani (1987) para fortalecer os debates realizados. A abordagem metodológica é qualitativa, já que pretende-se analisar e compreender as tramas de significados, de representações e de contextos imbuídos e atribuídos aos textos que foram objetos do estudo. O texto seguirá o seguinte percurso: primeiramente far-se-á uma breve apresentação da vida e da obra do autor, em seguida serão realizados alguns apontamentos sobre os seus trabalhos no campo da Sociologia da Educação e com enfoco a temas afins a área educacional. Por fim, nas considerações finais, busca-se explicitar as implicações de suas pesquisas e de suas produções com o comprometimento com a formação humana e suas relações entre a sociedade, as camadas sociais e as instituições, como a família, a escola e a universidade.

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Formação de Professores: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado.

Karen Laíssa Marcílio Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra/Multivix (2016).

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Publicado

2020-02-13

Edição

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Artigos