O SABER GLOBALIZADO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2015v13i2.191Resumo
Este artigo pretende discutir e mostrar a necessidade de renovação na educação, acompanhando o desenvolvimento do mundo globalizado, com foco no ensino e na aprendizagem da matemática que, na maioria das vezes, encontra-se à margem desse âmbito. Através de estudos recentes, evidencia-se a demanda pelo ensino interdisciplinar e contextualizado na educação como um todo e, especificamente, no ensino da matemática. Lançando mão dos documentos fornecidos pela Secretaria Nacional de Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio, encontram-se diversos meios e sugestões para aplicação das novas metodologias de ensino, uma vez que o conhecimento não pode mais ser dividido, compartimentado; mas devem buscar sempre a integração e o desenvolvimento das capacidades de assimilação dos conteúdos e a associação com outras disciplinas e o quotidiano.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2014.
_________. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (ensino médio): Parte III Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2014.
TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2008.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 15ª edição, 2006.
MORIN, Edgar. Os princípios do conhecimento pertinente. IN: MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000. Disponível em: < http://www.juliotorres.ws/textos/textosdiversos/SeteSaberes-EdgarMorin.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).