DIREITO À CIDADE E AO LAZER: UMA ANÁLISE DAS PRAÇAS DE UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS
Palabras clave:
Cidade, Espaços públicos, LazerResumen
O acesso ao lazer é um direito social garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Para a consolidação desse direito, espaços públicos como praças, são fundamentais. As praças oferecem um rico espaço para atividade de lazer, como encontros entre amigos, brincadeiras entre crianças, e até mesmo para a práticas de diferentes tipos de atividades físicas e esportivas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi de analisar as características dos espaços físicos e equipamentos, de duas praças da região central da cidade de Manhuaçu, Minas Gerais. Essas características foram avaliadas através da observação sistemática desses espaços e equipamentos, e por dados obtidos por geoprocessamento, mais especificamente através do Google Earth. Os achados deste estudos demonstram que as duas praças oferecem características favoráveis ao lazer pois, em ambas, observou-se a presença de árvores, jardins, bancos, percursos pedonais, limpeza e banheiros. Entretanto, nos quesitos iluminação pública, equipamentos de ginástica e playground, apresentaram características menos favoráveis, entre as quais pode-se perceber lâmpadas queimadas, diversos postes sem luzes, galhos das palmeiras com risco de queda, e equipamentos danificados. Assim, no que diz respeito às praças investigadas neste estudo, conclui-se que, apesar delas apresentarem algumas condições favoráveis à prática de atividades no tempo livre, como presença de bancos, jardins, percursos, limpeza e banheiros, os equipamentos danificados e a presença de galhos prestes a cair, poderão oferecer riscos às pessoas, e a falta de iluminação adequada, observadas nas duas praças, poderá impactar a percepção de segurança e a disposição dos moradores no uso desses espaços durante à noite.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).