VIVER E MORRER COM DIGNIDADE: BREVES REFLEXÕES SOBRE A EUTANÁSIA E SEU SANCIONAMENTO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2015v12i1.205Palavras-chave:
Eutanásia, Morte digna, Vida, Direitos humanos fundamentais.Resumo
A eutanásia é um tema muito discutido ao longo dos anos e que sempre provocou opiniões controversas. Este artigo tem por escopo apresentar algumas reflexões sobre o assunto, realizando uma análise frente à legislação brasileira. Trata-se de assunto de grande importância que ainda precisa de discussão aprofundada por toda a sociedade, para que direitos fundamentais não venham a ser desrespeitados.
Referências
ASÚA, L.J. Liberdade de amar e direito de morrer: ensaios de um criminalista sobre eugenesia, eutanasia e endocrinologia. Lisboa: Clássica, 1929.
BACON, F. Historia vitae et mortis. Rio de Janeiro: Vozes, 1963.
BOLÍVIA. Código penal boliviano. Delito Autônomo Privilegiado. Bolívia.
BRASIL. Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Bioética e direitos humanos. n.32. Brasília: Conselho Federal de Medicina, 1998.
DWORKIN, Ronald. O Direito da Liberdade: a leitura moral da Constituição norte-americana. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla e Revisão Técnica de Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio. 3. ed. Curitiba: Positivo, 2004.
JAYME, Fernando G. Direitos Humanos e sua Efetivação pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.
LEPARGNEUR, H. Bioética da eutanásia: argumentos éticos em torno da eutanásia. Bioética, Brasilia, v.7, n.1, p. 41-48. 1999.
MENEZES, Evandro Corrêa de. Direito de Matar. 2. Ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1977.
NINO, L.F. Eutanasia morir con dignidad: consecuencias jurídico-penales. Buenos Aires: Editorial Universidad, 1994.
PARAGUAI. Código penal paraguaio. 2003.
PERU. Código penal. Nuevo código penal.
SANTOS, L. J. L. Direito de Morrer. Consultor Jurídico, São Paulo. março 2005. Disponivel em: <http://www.conjur.com.br/static/text/33849,1>. Acesso em 20 agosto de 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).