CAPITALISMO FINANCEIRO, GLOBALIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2016v14i2.22Palavras-chave:
Capitalismo financeiro, Globalização, Mundo doTrabaho.Resumo
Nossa intenção neste texto é descrever a partir da financeirização da economia e da globalização os efeitos do capitalismo financeiro no mundo do trabalho. Nesse sentido, destacamos as características do capitalismo em sua fase atual e sua influência nas relações trabalhistas. A sustentação teórica do presente texto está embasada principalmente nos estudos de Antunes (2010), Boltanski (2009), Gorz (2005), Harvey (2010) e Leite (1994/2004/2014). Optamos por utilizar o recorte espaço – temporal, entendendo o capitalismo a partir da crise econômica do final dos anos de 1960 e inicio dos anos de 1970, sua transformação a partir daí, bem como as implicações no mundo do trabalho.Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BOLTANSKI, L; CHIAPELLO, È. O novo Espírito do Capitalismo. São Paulo. Martins Fontes, 2009.
GORZ, A. O Imaterial. Conhecimento, valor e capital. Tradução de Celso Azzan Júnior, / André Gorz. São Paulo: Anablume, 2005.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2010.
LEITE, M. O futuro do trabalho. São Paulo. Página Aberta. 1994.
LEITE, M. Tecendo a precarização: Trabalho a domicílio e estratégias sindicais na indústria de confecção em São Paulo. Trabalho, Educação e Saúde, v. 2, n.1, p. 239/265, 2004.
LEITE M; SALAS C. Trabalho e desigualdades sob um novo modelo de desenvolvimento. Tempo Social - Revista de sociologia da USP, v. 26, n. 1. 06/2014.
MARX, k. 1818-1883. O Capital: Crítica da Economia Política, o processo de produção do capital/ Karl Marx; [tradução de Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).