A CRISE E O PROCESSSO DE CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO.
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2017v15i1.238Resumo
O presente artigo é um ensaio teórico acerca da crise do direito administrativo e o seu processo de constitucionalização. Partindo da revisão histórica do surgimento do direito administrativo, busca contextualizar o surgimento de alguns dos seus principais institutos, cuja própria origem termina por gerar alguns dos principais problemas do direito administrativo contemporâneo, visto que algumas de suas premissas na sua feição tradicional no Estado Liberal podem se mostrar incompatíveis com o papel de centralidade no ordenamento dado aos direitos fundamentais pela Constituição Federal de 1988.
Referências
BARROSO, Luis Roberto. O novo direito constitucional brasileiro: contribuições para a construção teórica e prática da jurisdição constitucional no Brasil. Belo Horizonte: Fórum, 2013.
BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do direito administrativo. 2. Ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. 6. Ed., São Paulo: Brasiliense, 2000.
GORDILLO, Agustín. Tratado de derecho administrativo. Tomo 1 – parte general. 7. Ed., Belo Horizonte: Del Rey e Fundación de Derecho Administrativo.
HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Trad. Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1991.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5ª. Ed., São Paulo: Perspectiva, 1998.
MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Interesses difusos; conceito e legitimação para agir. 4. Ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.
MEIRELLES, Helly Lopes. Direito administrativo brasileiro. 27. Ed., São Paulo: Malheiros, 2001.
MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 28. Ed., São Paulo: Malheiros, 2011.
MERRYMAN John Henry, PÉREZ-PERDOMO, Rogelio. A tradição da civil law: uma introdução aos sistemas jurídicos da Europa e da America Latina. Trad. Cassio Casagrande. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2009.
MUÑOZ, Jaime Rodríguez-Arana. Direito fundamental à boa administração pública. Trad. Daniel Wunder Hachem. Belo Horizonte, Fórum, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).