PRÁTICAS, SABERES E VISÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i3.2604

Palavras-chave:

Concepção Docente, Educação Física, Educação Inclusiva.

Resumo

A inclusão é um processo importante na escola para que as crianças convivam entre si sem estigmas, sem preconceitos e com direitos iguais. O professor nesta ação é o elo entre elas para que se socializem e se adaptem ao ambiente escolar. Além de tudo isto, tornou-se um desafio para os professores à elaboração de estímulos e práticas pedagógicas positivas para todo o seu grupo de alunos. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar as perspectivas, dificuldades e necessidades no processo de inclusão escolar na visão dos docentes de Educação Física. Para tanto, realizou-se a aplicação de um questionário composto por 14 questões distribuídas para 10 professores, de modo a averiguar a visão dos mesmos sobre o tema. Como resultado, percebeu-se que os professores ainda não estão seguros quanto ao processo de inclusão no contexto escolar, não tendo saberes consolidados sobre o assunto. Nesse sentido, é necessário ressaltar o papel central da reflexão pedagógica de docentes de Educação Física, tanto sobre pressupostos teóricos quanto de práticas de ensino. Vê-se que as dificuldades e potencialidades são praticamente as mesmas, respeitando a constituição conceitual e epistemológica do campo de atuação. Assim, percebe-se que os educadores necessitam de melhor apoio cotidiano e de formações mais específicas e pontuais sobre Educação Especial. Além disso, os professores entrevistados pouco se relacionam, a troca de informações tornou-se inexistente.

Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, UNIPAMPA

Doutor em Educação (USP)

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

Licenciado em Pedagogia (UEM) e Matematica (UENP)

Paulo Gustavo Macedo, FAESO

Licenciado em Educação Física

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Publicado

2021-07-29

Edição

Seção

Ciências Humanas