AMBIENTE CONSTRUÍDO E ATIVIDADE FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL.
Palavras-chave:
Ambiente urbano, Brasil, Inatividade físicaResumo
Objetivos: demonstrar os estudos desenvolvidos no Brasil que relacionaram as características do ambiente construído (AC) com a prática de atividade física (AF), bem como identificar as populações mais investigadas e caracterizar as principais lacunas a serem preenchidas por futuros estudos. Metodologia: entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020, foram realizadas buscas por artigos indexados nas bases de dados PUBMED, BIREME e SCIELO, revisados por pares, publicados a partir de 1990, nas línguas portuguesa e inglesa. Resultados: 26 artigos foram selecionados todos apresentaram delineamento transversal; 17 foram desenvolvidos na região Sul do Brasil, uma região com elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); 21 utilizaram o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), na versão longa para medir a AF; 15 utilizaram a Neighborhood Environment Walkability Survey (NEWS- A) para avaliar as características do AC relacionadas à prática de AF. A variável ambiental “presença de instalações recreativas”, como praças, campos, clubes de futebol, ciclovias e trilhas para caminhadas foi a que apresentou associações significativas com a AF nos diferentes domínios. Conclusão: essa temática foi mais investigada em capitais, com IDH elevado, o que sugere que novas pesquisas deveriam ser conduzidas em cidades do interior, com IDH menores, para identificar se estas associações se repetem ou diferem nestes contextos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).