ARDUINO E CULTIVO: PROJETO DE HIDROPONIA RESIDENCIAL

Autores

Resumo

Hodiernamente, vivemos em um paradigma de incessante avanço tecnológico, no qual o esperável é a completa automação na maior parte dos aspectos da vida, desde o simples controle residencial ao mais soberbo reger de uma fábrica. Assim, é preconizada a necessidade de uma entrada acessível ao preparo letivo de uma geração a um dos poucos ofícios que se manterão relevantes em um futuro automatizado, o profissional de Automação Industrial. E é nesse sentido que a criação e adoção de ferramentas abertas e acessíveis como o Arduino são essenciais no aprendizado e no desenvolvimento de saberes e habilidades relacionadas a mecanismos de controle e automação, seja ela em escala residencial ou industrial. É pensando nisso que se demonstra um pequeno projeto de automação hidropônica em escala singular. O intuito, além do caráter instrutivo no aprendizado de Arduino, também é de natureza ecológica, demonstrando uma maneira residencial e sustentável de cultivo para consumo consciente. Assim, apresenta-se, de forma documental, todo o projeto que envolve o aprendizado de eletrônica básica e arduino para a construção de um protótipo capaz de executar a tarefa imposta de gerenciar um ambiente propício para o crescimento de uma pequena planta.

 

Biografia do Autor

Andreia Almeida Mendes, Centro Universitário UNIFACIG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Variação e Mudança Linguística; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, na mesma linha anteriormente citada; especialista em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Doctum; graduada em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora e coordenadora de Metodologia Ativa do Centro Universitário (UNIFACIG), Editora da revista Pensar Acadêmico, Coordenadora Institucional do projeto "Letramento em Programação", Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sintaxe, linguística diacrônica, língua portuguesa, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, redação, argumentação jurídica e metodologia científica.

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Publicado

2022-02-18

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra