INCONSTITUCIONALIDADE E ILEGALIDADE DA INCLUSÃO DE MERCADORIAS, BENS OU SERVIÇOS NO REGIME DE ICMS-ST POR ATOS INFRALEGAIS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2016v14i2.32Palavras-chave:
ICMS-ST, Atos infralegais, Inconstitucionalidade, Ilegalidade.Resumo
Segundo o art. 6º, da LC nº 87/1996, a lei estadual poderá atribuir a contribuinte do ICMS ou a depositário a qualquer título a responsabilidade pelo seu pagamento, hipótese em que assumirá a condição de substituto tributário. Acontece que, em atenção ao princípio da tipicidade fechada, previsto no art. 150, I, da CRFB/88 e nos arts. 3º e 97, do CTN, somente lei formal, elaborada pelo Poder Legislativo, pode definir os sujeitos de alcance da referida norma, sendo inconstitucional a delegação dessa competência ao Chefe do Poder Executivo Estadual.
Referências
BALEEIRO, Aliomar. Direito Tributário Brasileiro. Atual. por Misabel Abreu Machado Derzi. 12.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.
BICHARA, Luis Gustavo A. S.; MARQUES, Thiago de Mattos. ICMS – Substituição Tributária com Antecipação do Imposto – Limites na Definição da Base de Cálculo. In: Revista Dialética de Direito Tributário. n. 199. abril/2012. p. 74-82.
CARNEIRO, Cláudio. Curso de Direito Tributário e Financeiro. 3.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988. 15.ed. São Paulo: Malheiros, 2012.
HARADA, Kiyoshi; HARADA, Marcelo Kiyoshi. Código Tributário Nacional Comentado. São Paulo: Rideel, 2012.
___. ICMS. 16.ed. São Paulo: Malheiros, 2012.
MACHADO, Hugo de Brito. A Substituição Tributária no ICMS e a Questão do Preço Final. In.: Revista Dialética de Direito Tributário. n. 67. abril/2001. p.57-72.
MARANCA, Alfredo Portinari; HIDALGO, Mauro. Regulamento do Simples Nacional Comentado. 2.ed. São Paulo: FISCOSoft Editora, 2013.
MATTOS, Aroldo Gomes de. ICMS: Comentários à Legislação Nacional. São Paulo: Dialética, 2006.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, 20ª ed. rev. e atual, Ed. Malheiros, 2006.
MENDONÇA, Christine. A Não-Cumulatividade do ICMS. São Paulo: Quartier Latin, 2005.
___. Estudo de Direito Comparado sobre o instituto da substituição tributária. In: SOUSA, Olga M. A. Interesse Público. ano 11. n.58. nov.-dez./2009. p.183-217. Belo Horizonte: Forum, 2009.
SCHOUEIRI, Luis Eduardo. Direito Tributário. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de Direito Constitucional Financeiro e Tributário. vol.II. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).