ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM UMA RESIDÊNCIA DA ZONA RURAL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2018v16i1.324Palavras-chave:
Energias renováveis, Célula fotovoltaica, Energia solar.Resumo
Nos últimos anos com o aumento da dependência do uso de termoelétricas e com o sobre-carregamento dos sistemas hidrelétricos, as discussões sobre a implantação de células fotovoltaicas para residências vem ganhando maior evidencia. Ademais a falta de informações e alguns tabus ainda carecem ser desmistificados no intuito da inclusão de novas alternativas em projetos residenciais, visto que em muitos casos os valores de implantação são uma fração do valor da edificação e amortizado com o decorrer dos anos. Ao discorrer será abordado o consumo elétrico médio de uma casa tipicamente da classe C contendo televisores, geladeira, notebook, máquina de lavar entre outros, analisando a implantação do kit fotovoltaico e seus impactos positivos à natureza.
Referências
ALVARENGA, Carlos Alberto. Energia solar. Lavras: UFLA/FAEPE, 2001.
ALVARENGA, C.A. Relatório técnico-científico da ENGENHARIASOLENERG: 2014. Belo Horizonte: HEG, 2014. 80p. Relatório Institucional.
ANTUNES, L.M. A Energia Solar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Atlas de energia elétrica do Brasil. 3. ed. Brasília: 2009. 243 p.
BOLIBAHIANO, Don. Manual de energia fotovoltaica. Jan 2004. Disponível em: <http://www.greenpro.de/po/fotovoltaico.pdf>. Acesso em 03.mai.2016.
CALCULADORA SOLAR.Neo Solar Energia. n. 01. ago 2014. Disponível em:<http://www.neosolar.com.br/aprenda/calculadora>. Acesso em 12.jun.2016.
COSTA, H.S.; COSTA, R.A.L.; ECK, M. Análise econômica comparativa da eletrificação rural comercial e fotovoltaica. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 3., 2000, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2000. 1 CD.
Energia e mudança climática: Programa de capacitação em energias renováveis. [S.I]: ONUDI: 2014.
FADIGAS, E. Dimensionamento de fontes fotovoltaicas e eólicas com base no índice de perda de suprimento e sua aplicação para o atendimento a localidades isoladas. 1993. 163 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Energético) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
PALZ, Wolfgang. Energia solar e fontes alternativas. São Paulo: Hemus, 2011.
RODRIGO, SérgiosGasques. Energia solar. Rev. eletrônica de ciências. n. 8. Jun 2002. Disponível em:<http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_08/energiasolar.html>. Acesso em 03.mai.2016.
SANTOS, J. Adoção da energia solar fotovoltaica em hospitais: revisando a literatura e algumas experiências internacionais, São Paulo, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v22n3/26.pdf > . Acesso em: 07.mai. 2017.
VARELLA, Fabiana Karla de Oliveira Martins; CAVALIERO, Carla Kazue Nakao; SILVA, Ennio Peres da. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO BRASIL: INCENTIVOS REGULATÓRIOS. Revista Brasileira de Energia, [S.I], v.14, nº 01, p. 09-22, 1º sem. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).