O SINDICATO E SEUS DELINEAMENTOS NO DIREITO DO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2018v16i1.331Palavras-chave:
Direito do Trabalho – Direito Sindical – História Sindical – Movimentos Sociais – Sindicalismo no BrasilResumo
A legislação trabalhista brasileira no que se refere ao sindicalismo é fruto do desenvolvimento histórico, remontando ao Estado Novo até as atuais configurações do direito coletivo, temos uma gama de proteções sindicais e garantias na luta sindical, não obstante dissonância com o atual estágio do capitalismo. A estrutura sindical brasileira com suas vicissitudes e natureza jurídica singular é unica, e com qual forma apresenta-se o sindicato no sistema brasileiro, seus delineamentos, virtudes e defeitos. Assim como seus princípios basilares em exame.
Referências
ALVES, Giovanni; PALMELA, Thayse. Trabalhadores Públicos e Sindicalismo no Brasil: O Caso dos Trabalhadores Públicos do Judiciário Brasileiro. Revista Pegada, vol. 12, n. 1, pp. 42-53, jun. 2011.
BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. ed. 9°. São Paulo, Brasil:LTr, 2013.
BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. 5ª Turma. Agravo de Instrumento. Acórdão do processo Nº AIRR - 491-14.2012.5.23.0004. Rel. Min. Caputo Bastos. 2013.
CHAGAS, Tiago. Estado e Sindicalismo: Ruptura e Institucionalização na Estratégia da CUT. Revista Brasileira de Administração Política, vol. 7, n. 1, pp. 47-78, abr. 2014.
DUARTE, João Carlos. O Princípio da Liberdade Sindical na Constituição de 1988: Unicidade Sindical versus Pluralidade Sindical. Revista Eletrônica de Ciências Jurídicas, v. 1, n. 3, 2016.
GREGOR, Anthony James. Young Mussolini and The Intellectual Origins of Facism.Berkeley: California Universit. , 1978.
HINZ, Henrique Macedo. Direito Coletivo do Trabalho. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
STÜRMER, Gilberto. A Liberdade Sindical no Brasil e as Concepções de Direito de Ronald Dworkin. Arquivo Jurídico, vol. 2, n. 1, pp. 120-129, jan./jun. 2015
URIARTE, Oscar Ermida. A proteção contra os atos antissindicais.2 ed. São Paulo: LTr. 1989
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).