O PERFIL IDEAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SEGUNDO AS GERAÇÕES Y E Z

Autores

  • Alessandra Vieira Cunha Marques UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  • Nathália Cortez Lopes UNIFUCAMP-Centro Universitário Mário Palmério
  • Gilberto José Miranda UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i1.3499

Palavras-chave:

Gerações Y e Z, Perfil ideal do docente, Ciências contábeis.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo identificar o perfil ideal do professor de ciências contábeis na percepção dos alunos das gerações Y e Z de uma IES privada de Minas Gerais. Para tanto desenvolveu-se um questionário estruturado, o qual foi respondido por 113 alunos das gerações Y e Z, que cursavam o 2º, 4°, 6° e 8° períodos do referido curso. Utilizou-se a estatística descritiva para a análise dos dados das questões que tratam do perfil dos respondentes e da opção do aluno pelo curso de ciências contábeis, e análise de frequência para verificar a percepção dos alunos quanto a questões sobre o perfil ideal do docente. Cabe destacar que alguns estudos têm sido feitos sobre tal temática, contudo nenhum investigando a percepção das diferentes gerações sobre o professor ideal no curso de ciências contábeis. Os resultados evidenciaram que tanto a geração Y quanto a Z consideram que domínio de conteúdo e didática são os atributos de maior importância para o professor. A variável beleza física não é considerada como muito importante para o professor no processo de ensino aprendizagem pelas duas gerações. Esta pesquisa, em termos teóricos, abordou uma nova perspectiva que pode ser crucial para criar um ambiente de ensino – aprendizado efetivo. Também auxilia os docentes, leitores e instituições de ensino demonstrando os atributos valorizados por discentes, possibilitando reflexões sobre estratégias de ensino- aprendizagem e posturas profissionais.

Biografia do Autor

Alessandra Vieira Cunha Marques, UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (início em 2020), Mestre em Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO-PATROCINIO (2006), MBA em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), MBA em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (2009). Professora dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis no Centro Universitário Fundação Carmelitana Mário Palmério (UNIFUCAMP). Autora de trabalhos publicados em congressos de relevância nacional na área como Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, Congresso Brasileiro de Custos, BBR Conference e Enangrad. Contém também trabalhos aprovados em periódicos como Brazilian Business Review e Cadernos da FUCAMP. Atualmente pesquisa na área de Contabilidade Societária com ênfase em informações contábeis e os impactos para os usuários da Contabilidade. Possui interesse de pesquisa também no tema Educação em Contabilidade.

Nathália Cortez Lopes, UNIFUCAMP-Centro Universitário Mário Palmério

Graduação em Ciências Contábeis pelo UNIFUCAMP-Centro Universitário Mário Palmério

Gilberto José Miranda, UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração, Especialista em Docência na Educação Superior, Especialista em Controladoria e Contabilidade e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participou da implantação do curso de Ciências Contábeis no campus do Pontal (UFU) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade na UFU (mestrado e doutorado). Atuou como coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis por dois mandados na UFU. Foi coordenador científico do I Congresso UFU de Contabilidade (2015) e coordenador geral do II Congresso UFU de Contabilidade. Foi editor geral da Revista Mineira de Contabilidade (RMC) de 2015 a 2017 e coordenador científico da área de Ensino e Pesquisa do Congresso da ANPCONT (2016 e 2017) e do 4th UnB Conference on Accounting and Governance (2018). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFU de 2018 a 2021. É editor coordenador da revista Education Policy Analysis Archives, bolsista do CNPq e pesquisador líder do NEPAC - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade e membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas: Educação e Pesquisa em Contabilidade (desempenho acadêmico, formação docente, motivação e estratégias de ensino dentre outros) e Análise das Demonstrações Contábeis.

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Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas