ELE CABE NO BOLSO, MAS SUA FATURA NÃO: UMA ANÁLISE DO USO DO CARTÃO DE CRÉDITO E SEUS IMPACTOS NA VIDA FINANCEIRA DA GERAÇÃO Z

Autores

  • Sthefany Julia Marques de Oliveira UNIFACIG
  • Camila Teresa Martucheli UNIFACIG / UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i1.3507

Palavras-chave:

Cartão de crédito, Geração Z, Endividamento, Educação Financeira

Resumo

O crescimento dos mercados faz com que novas formas de crédito sejam requeridas. Em meio ao clima de pandemia, muitos brasileiros perderam algum nível de poder aquisitivo por causa do fechamento de organizações, aumento da inflação e por consequência os aumentos dos bens de consumo. Isso fez com que muitos procurassem por opções que os auxiliassem a ter um tempo a mais para pagar as contas e por conta do distanciamento social, muitos migraram para a compra online, utilizando os meios de pagamentos alternativos ao dinheiro, como o cartão de crédito, por exemplo. O cartão de crédito facilita uma compra quando as pessoas não dispõem de recursos imediatos para seu pagamento, mas muitos não têm o conhecimento necessário para utilizar os novos formatos de pagamentos, o que pode leva-los a um possível endividamento acarretando preocupações e perda de qualidade de vida. Por conta disso, o objetivo desta pesquisa é verificar quais os possíveis impactos que o uso do cartão de crédito acarreta na vida das pessoas e se o ensino da educação financeira influencia no endividamento e qualidade de vida dos indivíduos da geração Z. A metodologia utilizada é de caráter quantitativo, os dados foram colhidos por meio de um questionário fechado e a técnica de análise de dados foi a descritiva. A amostra foi separada em dois grupos: geração Y e geração Z, como forma de comparação entre os respondentes da amostra. Os resultados indicaram que a geração Z, mesmo não possuindo grande número de dívida por conta de gastos no cartão e em outras operações financeiras, ainda assim é afetada pela perda da qualidade de vida por conta de sentimentos como o estresse, a tristeza e o desanimo, em comparação com a geração Y.

Biografia do Autor

Sthefany Julia Marques de Oliveira, UNIFACIG

Graduada em Administração – Unifacig

Camila Teresa Martucheli, UNIFACIG / UFMG

Mestra em Administração – UFMG / Unifacig

Referências

ANTUNES, Rafael Rodrigues. A importância do acompanhamento psicológico nas atividades de campo para o cadete do 1ª ano do curso básico da AMAN. Curso de Ciências Militares, Aman, Resende, 2017.

ARAÚJO, F. de A. L; SOUZA, M, A. P. Educação Financeira para um Brasil Sustentável Evidências da necessidade de atuação do Banco Central do Brasil em educação financeira para o cumprimento de sua missão. 2012. Disponível em: < https://ideas.repec.org/p/bcb/wpaper/280.html>.

ARAUJO, F. C; CALIFE, F. E. A história não contada da Educação Financeira no Brasil. ROQUE, JRR Otimização na recuperação de ativos financeiros, p. 1-11, 2014. Disponivel em :< https://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2014/08/A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-da-educa%C3%A7%C3%A3o-financeira-no-Brasil.pdf>. Acessado em 22/11/2021.

BACEN- BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira –

Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB,72p, 2013.

BASSIOUNI, D. H.; HACKLEY, C. Generation Z children's adaptation to digital consumer culture: A critical literature review. Journal of Customer Behaviour, v. 3, n. 2, p. 113-133, 2014. Disponivel em: < https://www.researchgate.net/publication/265390475_'Generation_Z'_children's_adaptation_to_digital_consumer_culture_A_critical_literature_review>.

Bernardo Lima. Estado de Minas (2021).80% dos brasileiros já tiveram alterações de humos preocupados com a dívida. Disponível em: < https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/11/13/internas_economia,1322572/80-dos-brasileiros-ja-tiveram-alteracoes-de-humor-preocupados-com-dividas.shtml>.

BORGES, P. R. S; A influência da educação financeira pessoal nas decisões econômicas dos indivíduos, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, 2013. Disponivel em:< http://www.fecilcam.br/nupem/anais_viii_epct/PDF/TRABALHOS-COMPLETO/Anais-CSA/ECONOMICAS/04-Pborgestrabalhocompleto.pdf>.

BERTONCELLO, S.T.; CRESCITELLI, E. O Comportamento do Jovem Consumidor Mediante as Diversas Alternativas da Mídia. Revista PMKT, v.3, São Paulo, set., 2009, p 8-19. Disponível em: < https://repositorio.usp.br/item/001784689 >Acesso em: 02. maio. 2021.

BERTUCCI, J.L.de O. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos. São Paulo: Atlas, 2009. Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/279514535_Metodologia_Basica_para_Elaboracao_de_Trabalhos_de_Conclusao_de_Curso_TCC.

BRITO, L. da S; BAPTISTA, J. A; SILVA, S. R da; HENRIQUE, M. R. A importância da educação financeira nos contextos acadêmico e profissional: um levantamento de dados com alunos universitários. IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2012. Disponível em < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/49616595.pdf>.

CARVALHO. H. A; SOUZA, F.G.P; FUENTES.V.L.P. Representação Social do endividamento Individual. Revista pensamento contemporâneo em administração. V11, pp 110-115. Niterói, 2017. Disponivel em: < http://www.spell.org.br/documentos/ver/45029/representacao-social-do-endividamento-ind>.

CERETTA, S. B.; FROEMMING, L. M. Geração Z: Compreendendo os hábitos de consumo da geração emergente. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 3, n. 2, art. 2, p. 15-24, 2011. Disponivel em:< https://repositorio.unp.br/index.php/raunp/article/view/70>.

CERVO, A. L; BERVIAN, P.A. Metodologia cientifica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983. Disponivel em:< http://www.ijsn.es.gov.br/bibliotecaonline/Record/5728>.

CLAUDINO, L. P.; NUNES, M. B.; SILVA, F. C. Finanças Pessoais: um estudo de caso com servidores públicos. In: XII SEMEAD – Seminários em Administração. São Paulo, 2009. Disponível em: < http://sistema.semead.com.br/12semead/resultado/trabalhosPDF/724.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2021.

CHOU, E. Y.; BIDHAN L. P.; GALINSKY, A. D. Economic insecurity Increases Physical Pain. Psychological Science, vol. 27 (4), p -443-454; 2016. Disponivel em:< https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0956797615625640>.

D’AQUINO, C. Educação Financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Daniela Frabasile, Época. Entenda a teoria que deu a Richard Thaler o Nobel de Economia. 2017. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2017/10/entenda-teoria-que-deu-richard-thaler-o-nobel-de-economia.html>. Acesso em: 25, set, 2021.

DANTE, L. R. Didática da Resolução De Problemas De Matemática. 12ª edição. São Paulo. Ática, 2000.

Diario do Comercio, (2021). Compras no cartão cresceram 52%. Disponivel em: < https://diariodocomercio.com.br/economia/compras-no-cartao-cresceram-52-no-brasil/>. Acesso em: 24/11/2021

Dimas Soldi, Agência do Brasil. (2019). Apenas 25% dos jovens de 18 a 30 anos fazem controle financeiro. Disponivel em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-10/apenas-25-dos-jovens-de-18-30-anos-fazem-controle-financeiro> Acesso em 24/11/2021

DWIVEDULA, R.; SINGH, P.; AZARAN, M. Gen Z: Where are we now, and future pathways. Journal of Human Resource Management, vol. 22, no. 2017, p. 28–40, 2019.

Endividamento afeta 12% dos jovens de até 25 anos no Brasil, diz Serasa. Jovem Pan, 2021. Disponível em : < https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/endividamento-afeta-12-dos-jovens-de-ate-25-anos-no-brasil-diz-serasa.html> Acesso em : 19. Setembro.2021.

FRANCO, T. C. O jovem e o crédito: uma estratégia de endividamento precoce? XV Seminário de Iniciação Científica da PUC- Rio, ago. 2007. Disponível em: < http://www.pucrio.br/pibic/relatorio_resumo2007/relatorios/dir/relatorio_thiago_franco.pdf> Acesso em: 05. jun. 2021.

FERNANDES, A. H. de S.; CANDIDO, J. G. Educação financeira e nível do endividamento: relato de pesquisa entre os estudantes de uma instituição de ensino da cidade de São Paulo, Rev. Elet. Gestão e Serviços. v.5, n.2, jul./dez. 2014. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistasims/ index. php/REGS/article/view/4868> Acesso em: 30. abr. 2021.

FLIPPIN. C. S. Generation Z in the Workplace: New Book Offers a Practical Guide for Managing a New Era of Young Workers. Disponível em: https://candacesteeleflippin.com/generation-z-in-the-workplace/.2017.

GARBIN, E. M. Cultur@s juvenis, identid@des e Internet: questões atuais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 119-135, mai./ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gSfFcSpCssjML8Wj9xq5dgj/?lang=pt Acesso em: 25 set. 2021.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Sao Paulo: Atlas, 2008.

GRANJEIRO, C. F; SANTOS, F. DE A. Estudo sobre a inadimplência de pessoas físicas no brasil: o uso do cartão de crédito. Revista Liceu on-line, 2016.

GROHMANN, M. Z.; BATTISTELLA, L. F.; RANDONS, D. L. O consume de status e sua relação com o materialismo: análise de antecedentes. Remark – Revista brasileira de marketing, v. 11, n.3, 2012, p. 03 – 26. Disponível em: <http://revistabrasileiramarketing.org/ojs2.2.4/index.php/remark/article/viewFile/2292/pdf_8 0> Acesso em: 23. maio. 2021.

HALFELD, M; TORRES, F de F. L. Finanças comportamentais: a aplicações no contexto brasileiro. Revista de administração de empresas, v. 41, n. 2, p. 64-71, 2001.

HAIR, J. R; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.

Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HERNÁNDEZ, M. I. S.; LÓPEZ, O. R. G.; MATEOS, M. B.; JIMÉNEZ, J. L. T. Work-life Balance in great companies and pending issues for engaging new generations at work. International Journal of Environmental Research and Public Health, vol. 16, no. 24, p. 1–18, 2019.

KAHNEMAN, D; TVERSKI, A. Prospect Theory: an analysis of decision under risk. Econometrica, v. 47, n. 2, p. 263-291, Mar. 1979.

Kate Vitasek, Forbes-EUA. Richard Thaler And The 'Human Factor' In Economics. 2017. Disponível em: < https://www.forbes.com/sites/katevitasek/2017/10/10/richard-thaler-and-the-human-factor-in-economics/?sh=6e9b113e1b56.> Acesso em: 25, set, 2021.

KELLER, K. L.; KOTLER, P. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

IBGE. Projeções da População Brasileira. Disponível em: //www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao. Acesso em: 23 de junho de 2021.

IBM. Despite Living a Digital Life, 98 Percent of Generation Z Still Shop In-Store, 12 jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2021.

INADIMPLÊNCIA cresce entre os idosos, mas diminui entre os mais jovens, aponta SPC Brasil. SPC Brasil, 2014. Disponível em: <https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/noticia/579

Inadimplenciacresceentreosidososmasdiminuientreosmaisjovensapontaspcbrasil> Acesso em: 15. abr. 2021.

INADIMPLENCIA. SERASA, 2015. Disponível em: Acesso em: 18. ago. 2021.

IORGULESCU, M.C. Generation Z and its perception of work. Cross-Cultural Management Journal, vol. XVIII, no. 1, p. 47–54, 2016.

João José Oliveira, UOU São Paulo. BC: número de cartões de crédito e de débito cresce e atinge 255 milhões. 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/09/01/bc-numero-de-cartoes-de-credito-e-de-debito-cresce-e-atinge-255-milhoes.htm. Acesso em: 06/06/2021.

KOOIJ, D. T.; DE LANGE, A. H.; JANSEN, P. G.; KANFER, R.; DIKKERS, J. S. Age and work‐ related motives: Results of a meta‐ analysis. Journal of Organizational Behavior, v. 32, n. 2, p. 197-225, 2011.

Leandro Meireles, Consumidor Moderno. Geração Z consome mais e tem mais dívida no cartão de crédito que os Millennials. 2020. Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2020/02/17/geracao-z-consome-mais-millennials/. Acesso em:12/06/2021

LIDIJA, P. I.; KIRIL, P; ILIEV, A. J.; SHOPOVA, M. M. Establishing balance between professional and private life of generation Z. Research in Physical Education, Sport and Health, vol. 6, no. 1, p. 3–9, 2017.

Ligia Souto, Radio Agencia Nacional RJ. Mais de 66% das famílias estão endividadas com cartão de crédito, 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencianacional/economia/audio/2021-02/mais-de-66-das-familias-estao-endividadas-com-cartao-de-credito. Acesso em: 11/06/2021.

LIZOTE. S. A; VERDINELLI. M. A. Educação Financeira: um Estudo das Associações entre o Conhecimento sobre Finanças Pessoais e as Características dos Estudantes Universitários do Curso de Ciências Contábeis. XIV CONGRESSO DA USP controladoria e contabilidade. São Paulo, 2014.

LOUGHLIN, C.; BARLING, J. Young worker’s work values, attitudes, and behaviours. Journal of Occupational and Organizational Psychology, v. 74, p. 543-558, 2001.

MCCRINDLE, M. The ABC of XYZ: understanding the global generations. Sydney: McCrindle Research Pty Ltd., 2014.

MESSIAS, J. F; DA SILVA, José U; SILVA, P. H. C. Marketing, Crédito & Consumismo: Impactos sobre o endividamento precoce dos jovens Brasileiros. Revista Eniac Pesquisa, v. 4, n. 1, p. 43-59, 2015.

OCDE (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Disponível em http://www.oecd.org/finance/financial-education/46193218.pdf Pedroso, Júlio (2008). Literacia, condição de cidadania. In AAVV, Literacia em Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 113-117.

OZKAN, M.; SOLMAZ, B. The Changing Face of the Employees – Generation Z and Their Perceptions of Work (A Study Applied to University Students). Procedia Economics and Finance, vol. 26, no. 15, p. 476–483, 2015.

PERRONE, C. M; ENGELMAN. S; SANTOS. A. S; SOBROSA. G. M. R. A percepção das organizações pela Geração Y. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 6, n. 3, p. 546-560, 2013.

PRIPORAS, C.V; STYLOS, N; ANESTIS, F. Generation Z consumers’ expectations of interactions in smart retailing: A future agenda. Computers in Human Behavior, v. 77, p. 374-381, 2017.

RUIZ, J. A. Metodologia cientifica: Guia Para eficiência nos estudos. 5 e.d. São Paulo: Atlas, 2002.

SCHLOSSBERG, M. Teen Generation Z is being called “millennials on steroids”, and that could be terrifying for retailers. Business Insider UK, 11 fev. 2016. Disponível em: <http://uk.businessinsider.com/millennials-vs-gen-z-2016-2>. Aceso em: 02 jun. 2021.

SCHNEIDER, J. How to market to the iGeneration. Harvard Business Review, 06 mai. 2015. Disponível em: Acesso em: 26 ago. 2018.

SCHROTH, H. Are you ready for gen Z in the workplace? California Management Review, vol. 61, no. 3, p. 5–18, 2019.

SILVA, E.D. Gestão em Finanças Pessoais: uma metodologia para se adquirir educação e saúde financeira. Rio de Janeiro: Quatymark, 2004.

SILVA, P. R. Psicologia do risco de crédito: análise da contribuição de variáveis psicológicas em modelos de credit scoring. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SILVA, W. M.; NAKAMURA, W.T.; MORAES, D.C. Credit card risk behavior on college campuses: evidence from Brazil. Brazilian administration review. v. 9, n. 3, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_bas e.php revista=2> Acesso em 23. ago. 2021.

SOUZA, F. T. G. Os efeitos do estresse financeiro no ambiente de trabalho brasileiro. 55 f. Curso de Economia e Finanças, (mpfe) - Escola de Economia de São Paulo, São Paulo, 2017.

TANG, F. A critical review of research on the work-related attitudes of Generation Z in China. Social Psychology and Society, vol. 10, no. 2, p. 19–28, 2019.

TEIXEIRA, E. F. Jovem universitário e o Crédito. Conversas e controvérsia, v.1, n.1, p. 57-78, 2010. Disponível em :<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/c onversasecontroversias/article/view/6871> Acesso em: 06. abr. 2021.

TEIXEIRA; L. A. A.; XAVIER, K. O. de A.; Educação Financeira como um método de aprendizagem do uso do dinheiro para alunos do ensino médio de escola públicas. UFF/ICHS, 2018.

THALER, R. H.; SUNSTEIN, C. R. Nudge – O Empurrão para a Escolha Certa: Aprimore Suas Decisões Sobre Saúde, Riqueza e Felicidade. Tradução: Marcello Lino, Editora: Campus Elsevier, Edição: 1. (2008).

THALER, R. “Mental Accounting and Consumer Choice”, Marketing Science, vol. 4(3), pages 199-214. 1985.

TOLOTTI. M. As armadilhas do consumo: acabe com o endividamento. Rio de Janeiro. Elsevier, 4ª, p120. 2007.

VELOSO, E. F. R; DUTRA, J. S.; NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações Y, X e baby boomers. In: XXXII ENCONTRO DA ANPAD, set. 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, set. 2008. p. 1-16.

VERGARA, S. C. Relatório de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

WANG, H. YF; IKEDA, A. A. Análise do mercado de cartão de crédito brasileiro. São Paulo–FEA/USP, 2004.

WILLIAMS, K; PAGE, R. Marketing to the Generations. Journal of Behavioral Studies in Business, v. 3, p. 37-52, 2011.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas