O CINEMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO: FESTIVAL “ASSIM VIVEMOS” E SUA POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA

Autores

  • Joeanne Neves Fraz Universidade de Brasília - UnB
  • Ellen Michelle Barbosa de Moura Universidade de Brasília - UnB Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF
  • Karla Vanessa Gomes dos Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i1.3513

Palavras-chave:

Cinema, Inclusão, Formação de professores

Resumo

Filmes que incluem a temática inclusão estão aparecendo nas telas dos cinemas com mais frequência, maiormente com histórias que inspiram e que, ao sensibilizar o espectador, possibilitam a empatia e o reconhecimento de si na película. Diante deste fator, este artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades da utilização de filmes como instrumentos de mediação do tema inclusão na cena de formação de professores, tendo como inspiração os filmes do Festival Assim Vivemos, edição de 2021 que, pelo advento da pandemia da Covid-19, aconteceu no formato on-line, o que democratizou o acesso. Nesta edição on-line do festival, os filmes apresentados abordam desde a condição conhecida como “ossos de vidro”, à Síndrome de Down, às múltiplas deficiências (visual, intelectual e física), Autismo, Asperger, TORCH Syndrome, além de temáticas mais específicas como transgênero com deficiência e mulher negra cadeirante. Estudo de caráter descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e como procedimento a pesquisa bibliográfica. Tem como principais resultados a importância do cinema como fonte de diálogo, ampliação da visão de mundo e capacidade de entendimento de realidades complexas. Conclusivamente, percebe-se que a potencialidade pedagógica do Festival Assim Vivemos está em oferecer material diferenciado, amplo e compilado sobre a temática da inclusão considerando os sujeitos em suas especificidades, garantindo o nada sobre nós, sem nós: por isso a pertinência de sua utilização neste cenário. Visto que entendemos que a formação de professores se enriquece ao considerar a produção cinematográfica e outras linguagens como formadoras e potencializadoras das discussões sobre temas diversos, colocando foco, neste artigo, para possíveis reflexões acerca da inclusão por meio de filmes do Festival Assim Vivemos.

Biografia do Autor

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB). Mestra em Educação (UnB, 2004); Especialista em Educação a Distância (2016) e Licenciada e Bacharel em História (UNESP, 1996). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (UnB, 2018). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8623-3769

Ellen Michelle Barbosa de Moura, Universidade de Brasília - UnB Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, sob orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira (PPGE/UnB). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Pós-graduada em Psicopedagogia (2005) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2002). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (UnB, 2018). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6664-6419

Karla Vanessa Gomes dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2020), orientação do Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF, 2014), atuando na Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (SUBIN)/Gerência de Atendimentos Educacionais Especializados (GAESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (UnB, 2018). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6813-2913

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Educação Matemática (PUCSP), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT). Professor da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Líder do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. Tutor do Grupo PET Educação da UnB. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1455-6646

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Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

Ciências Humanas