EVIDENCIAÇÃO DO CPC 22 – INFORMAÇÕES POR SEGMENTO: UM COMPARATIVO ENTRE AS EMPRESAS DE MAIORES LUCROS E PREJUÍZOS LISTADAS NA REVISTA EXAME

Autores/as

  • Vinícius José Ferreira Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG).
  • Fabricio Afonso de Souza Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - FACIG
  • Cícero José Oliveira Guerra Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG).
  • Farana Oliveira Mariano Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Fucape Business School. Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2018v16i1.353

Palabras clave:

Informações por segmento, Demonstrações Financeiras, Evidenciação, CPC 22.

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo verificar o nível de evidenciação de informações por segmento segundo o CPC 22 entre empresas de capital aberto listadas no ranking de maiores lucros e maiores prejuízos da Revista Exame, cujas demonstrações encontram-se disponíveis na Bovespa. Foram analisadas as notas explicativas de 25 empresas de lucro e 25 de prejuízo referente ao exercício findo em 2015.  O estudo baseou-se em análises das notas explicativas e optou-se por analisar as informações de forma binária, onde foram atribuídas notas para os níveis de evidenciação recomendados pelo CPC 22. Os resultados apontaram não haver diferenças significativas em relação à evidenciação de ambos os grupos de empresas, contrariando a expectativa do estudo de que as empresas de prejuízo apresentariam níveis elevados ou diferenciados de evidenciação como forma de melhorar seus resultados. Pôde-se ainda constatar que as empresas com resultados positivos (lucro), ainda que discretamente, apresentaram maior nível de evidenciação de informações. Conclui-se então que as empresas que apresentam prejuízo não divulgam nível (níveis) maiores de evidenciação de informações por segmento.

Biografía del autor/a

Vinícius José Ferreira, Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG).

Bacharel em Ciências Contábeis, Contador.

Fabricio Afonso de Souza, Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - FACIG

Bacharel e Mestre em Ciências Contábeis. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Facig. Professor de Contabilidade nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Marketing. Autor de artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos. Tem interesse maior em pesquisas sobre qualidade da informação contábil, contabilidade para usuários externos e informação contábil em IFRS.

Cícero José Oliveira Guerra, Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG).

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Autor de artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos. Tem interesse maior em pesquisas sobre qualidade da informação contábil, contabilidade para usuários externos e informação contábil em IFRS.

Farana Oliveira Mariano, Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Fucape Business School. Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG). Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Mestra em Ciências Contábeis Professora de Contabilidade no curso de Ciências Contábeis da FACIG. Professora de Ciências Contábis na FAVENI. Autora de artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos. Tem interesse maior em pesquisas sobre qualidade da informação contábil, contabilidade para usuários externos e informação contábil em IFRS.

Citas

AILON, H. S.; SILVA, J. O. da.; PINZAN, A. F.; WUERGES, A. F. E.: Análise das informações por segmento: divulgação de informações gerenciais pelas empresas brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, v.10, n.19, p.33-48, jan./abr., 2013. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2. 2.3-08/index. php/ufrj/article/viewFile/2258/1964. Acesso em: 06 ago. 2016.

COSTA, F. M. da.; REIS, D. J. S. dos.; TEIXEIRA. A. M. C.: Implicações de Crises Econômicas na Relevância da Informação Contábil das Empresas Brasileiras. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, n. 2, art. 2, p. 141-153, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/viewFile/632/593. Acesso em: 07 nov. 2016.

Publicado

2018-08-13

Número

Sección

Artigos