EVIDENCIAÇÃO DO CPC 22 – INFORMAÇÕES POR SEGMENTO: UM COMPARATIVO ENTRE AS EMPRESAS DE MAIORES LUCROS E PREJUÍZOS LISTADAS NA REVISTA EXAME
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2018v16i1.353Palabras clave:
Informações por segmento, Demonstrações Financeiras, Evidenciação, CPC 22.Resumen
Esta pesquisa teve por objetivo verificar o nível de evidenciação de informações por segmento segundo o CPC 22 entre empresas de capital aberto listadas no ranking de maiores lucros e maiores prejuízos da Revista Exame, cujas demonstrações encontram-se disponíveis na Bovespa. Foram analisadas as notas explicativas de 25 empresas de lucro e 25 de prejuízo referente ao exercício findo em 2015. O estudo baseou-se em análises das notas explicativas e optou-se por analisar as informações de forma binária, onde foram atribuídas notas para os níveis de evidenciação recomendados pelo CPC 22. Os resultados apontaram não haver diferenças significativas em relação à evidenciação de ambos os grupos de empresas, contrariando a expectativa do estudo de que as empresas de prejuízo apresentariam níveis elevados ou diferenciados de evidenciação como forma de melhorar seus resultados. Pôde-se ainda constatar que as empresas com resultados positivos (lucro), ainda que discretamente, apresentaram maior nível de evidenciação de informações. Conclui-se então que as empresas que apresentam prejuízo não divulgam nível (níveis) maiores de evidenciação de informações por segmento.
Citas
AILON, H. S.; SILVA, J. O. da.; PINZAN, A. F.; WUERGES, A. F. E.: Análise das informações por segmento: divulgação de informações gerenciais pelas empresas brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, v.10, n.19, p.33-48, jan./abr., 2013. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2. 2.3-08/index. php/ufrj/article/viewFile/2258/1964. Acesso em: 06 ago. 2016.
COSTA, F. M. da.; REIS, D. J. S. dos.; TEIXEIRA. A. M. C.: Implicações de Crises Econômicas na Relevância da Informação Contábil das Empresas Brasileiras. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, n. 2, art. 2, p. 141-153, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.repec.org.br/index.php/repec/article/viewFile/632/593. Acesso em: 07 nov. 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).