OS FATORES QUE INFLUENCIAM A FALTA DE ADESÃO AO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE: REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

  • Gislayne Carvalho Bilio de Sousa Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida
  • João Victor de Araújo Silva Universidade CEUMA
  • Ana Cristina Doria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i2.3566

Keywords:

“Tuberculose”, “Tratamento da tuberculose”, “Tratamento diretamente observado”.

Abstract

A tuberculose (TB) é uma patologia causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também chamado, bacilo de Koch. Sua transmissão ocorre através de aerossóis e pode afetar principalmente os pulmões, apesar de poder atingir outros órgãos e/ou sistemas. Nesse contexto, a cada ano são notificados cerca de 70 mil novos casos e cerca de 4,5 mil mortes devido à tuberculose. Consistiu em uma revisão integrativa em que se estabeleceu a temática e em seguida a formação da questão norteadora a qual direcionaria todo o corpo do trabalho, além da busca por artigos.  Em seguida, estabeleceu-se os critérios de inclusão e exclusão dos artigos, com intuito de selecionar aqueles que se encaixariam ou não que no que foi exigido como guia do assunto desse trabalho. No intento de conduzir essa pesquisa, estabeleceu-se a seguinte indagação: quais as dificuldades existentes na adesão ao tratamento da tuberculose? Por meio de seis artigos, foram identificadas a influência de fatores que diminuem a adesão ao atendimento, como o uso de álcool; interrupção de benefícios, tratamento autoadministrado, falta de suporte familiar, fragilidade no vínculo entre doente e profissional e ausência de trabalho em equipe nos serviços de saúde. Além disso, a atuação da Estratégia Saúde da Família é fundamental nessa adesão, já que possui a lógica de produção do cuidado e direciona-se, também, pelo cumprimento das dimensões do que se define como acesso e vínculo, como a importância do Tratamento Diretamente Observado (TOD). Portanto,  essa revisão, buscou explicitar quais os principais motivos responsáveis por esse abandono do tratamento. Pode-se implantar medidas cabíveis a fim de mitigar essa problemática, como campanhas que informem a população em geral sobre o que é, como ocorre a transmissão e sobre a gravidade da doença, se não tratada, em forma de cartilha informativa, por exemplo.

Author Biographies

Gislayne Carvalho Bilio de Sousa, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Discente de Medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR).

João Victor de Araújo Silva, Universidade CEUMA

Discente de Medicina pela Universidade CEUMA

Ana Cristina Doria dos Santos

Biomédica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública EBMSP-BA, Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Estado do Pará UFPA, Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Estado do Pará UFPA e Docente do curso de Medicina da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida FESAR

References

ARCÊNCIO, R. A. et al. Barreiras econômicas na acessibilidade ao tratamento da tuberculose em Ribeirão Preto - São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 5, p. 1121–1127, 2011.

BERALDO, A. A. et al. Adherence to tuberculosis treatment in Primary Health Care: perception of patients and professionals in a large municipality. Escola Anna Nery, v. 21, n. 4, p. 1–8, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Tuberculose Boletim Epidemiológico, Brasília, 2016. Disponível em: http://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/24/2016-009-Tuberculose-pdf. Acesso em: 11 jul. 2020

BRASIL. Ministério da Saúde. Tuberculose Boletim Epidemiológico, Brasília, 2020. Disponível em: http://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/24/Boletim-tuberculose-

-marcas--1-.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020

GONÇALVES, J.-P. et al. Artigo Original Tuberculose em idade pediátrica : características , incidência e distribuição. Acta Pediátrica Portuguesa, v. 2004, p. 104–110, 2012.SILVA, Jarbas B. Tuberculose: Guia de Vigilância Epidemiológica. Jornal Brasileiro de Epidemiologia, v. 30, Supl. 1, 2004.

FURLAN, M. C. R.; MARCON, S. S. Avaliação do acesso ao tratamento de tuberculose sob a perspectiva de usuários. Cadernos Saúde Coletiva, v. 25, n. 3, p. 339–347, 2017.

LIMA, M. A. T.; ALVES, T. F.; OLIVEIRA, T. S. Epidemiologia e Adesão Terapêutica no Tratamento de Pacientes com Tuberculose Atendidos na Unidade Básica de Saúde Dr. José Maria de Magalhães Neto – Bahia. Uniciências, v. 22, n. 1, p. 45, 2018.

MENDES, A. DE M.; FENSTERSEIFER, L. M. Por que abandonam o tratamento. Boletim de Pneumologia Sanitária, v. 12, n. 1, p. 25–36, 2004.

RODRIGUES, A. M. X. et al. Tuberculosis’ epidemiology in Brazil in the last 10 years.

Revista de Enfermagem da UFPI, v. 5, n. 2, p. 75–79, 2016.

RODRIGUES, D. C. DE S. et al. O discurso de pessoas acometidas por tuberbulose. Ciencia Y Enfermeria Xxiii, n. 1, p. 67–76, 2017.

TUBERCULOSE. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 2012. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-tuberculose/. Acesso em: 09 jul. 2020.

Published

2023-08-18

Issue

Section

Ciências da Saúde