IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO USO SEGURO E RACIONAL DE MEDICAMENTOS NO ÂMBITO HOSPITALAR.
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2018v16i1.360Palavras-chave:
Farmacêutico Clínico, Intervenção Farmacêutica, Problemas Relacionados a Medicamentos, Segurança do Paciente.Resumo
O farmacêutico clínico trabalha promovendo a saúde, prevenindo eventos adversos e intervindo nas prescrições para obtenção de resultados clínicos positivos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Este estudo pretende demonstrar a contribuição da farmácia clínica no uso seguro e racional de medicamentos. Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo na forma de revisão bibliográfica sobre o farmacêutico clínico no acompanhamento da farmacoterapia dos pacientes no âmbito hospitalar. Foi possível observar, através da pesquisa, que a prática clínica farmacêutica ajuda a reduzir os custos, tanto para o paciente quanto para a instituição, otimizando as prescrições, proporcionando maior adesão ao tratamento, ajudando no controle de reações adversas, e prevenindo problemas relacionados a medicamentos (PRM) e erros de medicação. Apesar do alto custo inicial para implantação desse tipo de serviço, o farmacêutico clínico traz o benefício de promover o uso seguro e racional de medicamentos, permitindo que o paciente receba os medicamentos apropriados durante um período adequado de tempo, em doses ajustadas às suas necessidades individuais. As pesquisas demonstraram que a participação efetiva do farmacêutico clínico junto à equipe multiprofissional melhora os cuidados com o paciente, aumenta a segurança, garante qualidade do tratamento, e ao mesmo tempo, reduz os custos e o tempo da internação do paciente. Assim, o envolvimento do farmacêutico clínico na equipe de atendimento ao paciente é um diferencial para garantir e orientar sobre o uso correto de medicamentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).