CARACTERIZAÇÃO DA DIREÇÃO PREDOMINANTE, VELOCIDADE MÁXIMA E MÉDIA DO VENTO DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE
DOI:
https://doi.org/10.21576/pa.2019v17i1.363Palavras-chave:
Frequência, Semiárido, Ventos alísiosResumo
Objetivou-se caracterizar a direção predominante e a velocidade máxima e média do vento para o município de Petrolina, semiárido pernambucano. Foram analisados os dados diários de velocidade do vento (m s-1) e dados mensais de direção do vento, para a série provisória de 1994 a 2013. Os dados foram organizados em planilhas Excel para a obtenção das médias diárias e mensais de todos os anos. A direção predominante do vento foi determinada por meio de cálculo de frequência. Os resultados mostraram que para todos os meses existe maior frequência de ventos oriundos da direção sudeste (frequências maiores que 50%). A velocidade média do vento foi igual a 3,02 m s-1, enquanto que a velocidade máxima foi de 3,27 m s-1, observada principalmente no período seco do município. Conclui-se que, a direção do vento apresentou pouca variação durante o período avaliado e, tanto a velocidade média quanto a máxima são consideradas baixas, com valores oscilando na transição entre os períodos secos e chuvosos da região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).