A MIGRAÇÃO HAITIANA NO ESTADO DE MINAS GERAIS: UM ESTUDO SOBRE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA IMIGRANTES HAITIANOS NO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Autores

  • Marina Aparecida Pimenta da Cruz Correa
  • Valquiria Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21576/pa.2018v16i1.365

Palavras-chave:

Contagem, Escola sem fronteiras, Gestão Pública, Migração haitiana, Política Pública de Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir alguns pontos dos desdobramentos da imigração haitiana para o Brasil, debruçando-se sobre políticas de educação inclusiva para imigrantes haitianos no Município de Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, analisando especialmente o “Projeto Escola sem Fronteiras”, visando compreender suas ações, alcance e impactos na condição dos imigrantes haitianos no município, articulando esse conhecimento com o contexto geral conhecido quanto a condição da imigração da população do Haiti no Brasil. A metodologia empregada é a de pesquisa bibliográfica, revisão da literatura e estudo de caso. Esta reflexão estabelece uma relação de diálogos teóricos com alguns autores a partir de abordagens que contemplam a nossa discussão.

Biografia do Autor

Marina Aparecida Pimenta da Cruz Correa

Doutoranda e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Pós Graduada em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora e Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão sobre Migração Integração na Faculdade de Políticas Públicas da Universidade Estadual – FaPP de Minas Gerais – UEMG e da Academia da Polícia Militar de Minas Gerais – APM. Membro do Observatório de Migração Internacional do Estado de Minas Gerais – OBMinas. Advogada e Gestora de Projetos da empresa Geoline.

Valquiria Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e tecnóloga em Processos Gerenciais com ênfase em Gestão das Organizações do Terceiro Setor pela Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Artigos