SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA: CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS, SOCIOECONÔMICAS E CONTEXTUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i2.3765

Palavras-chave:

Estudantes de medicina, Fatores de risco, Prevenção e controle, Saúde mental.

Resumo

  

Transtornos mentais são muito comuns  em estudantes de medicina, sejam por fatores acadêmicos, individuais ou sociais que potencialmente geram esse adoecimento mental. Este artigo apresenta como objetivo analisar os fatores de risco para desenvolvimento de doença mental no estudante de medicina, bem como avaliar os métodos de prevenção e controle do adoecimento mental nesse grupo de estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, para realização das pesquisas foram utilizadas as bases de dados: PubMed, Science Direct e BVS/MEDLINE. O processo de triagem contou com os seguintes critérios de inclusão: artigos que respondessem à pergunta de pesquisa, em inglês e que foram publicados entre 2017 a 2022. Como resultado, foi obtido um total de 12 estudos. A prevalência mundial de ansiedade identificada nos estudantes de medicina está aumentando exponencialmente a cada ano, sendo a taxa de cerca de 33,8%, variando entre 29,2% a 38,7%, sendo considerada substancialmente maior do que quando comparada com a população geral que variou de 3% a 25% conforme as escalas de rastreio para ansiedade e depressão. A carga excessiva de trabalhos acadêmicos, com consequente privação de sono, o baixo nível socioeconômico, a exposição a mortes de pacientes e os professores abusivos foram identificados como prováveis razões para as altas taxas de ansiedade dos estudantes de medicina. Além disso, foi identificada uma taxa de aproximadamente 9,5% da síndrome de Burnout nos acadêmicos de medicina, sendo 50% associados a fatores pessoais, 42% relacionados ao trabalho/ estudos e 12% relacionados ao paciente.  O presente estudo reafirma a necessidade da aplicação dos métodos de prevenção e controle pelas instituições de ensino, a fim de reduzir as taxas de incidência dos transtornos mentais nos acadêmicos de medicina e gerar uma melhoria na qualidade de vida, no desempenho acadêmico, no profissionalismo e na empatia em relação aos pacientes.

  

Biografia do Autor

Jogiely Larissa Ferreira Lima, FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA

Acadêmica de medicina    

Paulo Wictor Lima Rabelo, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Acadêmico de medicina   

Yuri de Castro Machado, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Médico pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre e Doutorando em Neuromodulação pelo Departamento de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG. Pós-graduado em Psiquiatria. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Docente do Curso de Medicina da FESAR (Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida).  

Referências

ARMSTRONG, M.; REYNOLDS, K. Assessing Burnout and Associated Risk Factors in Medical Students. Journal of the National Medical Association, v. 112, n. 6, p. 597–601, 2020.

CAMPBELL, R. J. Dicionário de psiquiatria. 8 ed. Massachusetts: Jones e Bartlett, 2008.

EL-GILANY, A.-H. et al. Mental Health Status of Medical Students: A Single Faculty Study in Egypt. The Journal of Nervous and Mental Disease, v. 207, n. 5, p. 348–354, 2019.

ESSADEK, A. et al. Mental health of medical students during the COVID19: Impact of studies years. Journal of Affective Disorders Reports, p. 100318, 2022.

FUKUSHIMA, K. et al. Association between nutritional level, menstrual-related symptoms, and mental health in female medical students. PloS One, v. 15, n. 7, p. e0235909, 2020.

LEVANT, B.; VILLWOCK, J. A.; MANZARDO, A. M. Impostorism in American medical students during early clinical training: gender differences and intercorrelating factors. International Journal of Medical Education, v. 11, p. 90–96, 2020.

LIANG, L. et al. Effect of dialectical behavior group therapy on the anxiety and depression of medical students under the normalization of epidemic prevention and control for the COVID-19 epidemic: a randomized study. Annals of Palliative Medicine, v. 10, n. 10, p. 10591–10599, 2021.

MACHADO, L. et al. Common mental disorders and subjective well-being: Emotional training among medical students based on positive psychology. PLOS ONE, v. 14, n. 2, p. e0211926, 2019.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, 2008.

MOUSA O. Y.; DHAMOON M. S.; LANDER S.; DHAMOON A. S. The MD Blues: Under-Recognized Depression and Anxiety in Medical Trainees. PLOS ONE, n. 11, v. 11, 2016.

NWACHUKWU, C. E. et al. Common mental health problems and associated factors among medical students of University of Ibadan, Nigeria. Journal of Mental Health, v. 30, n. 3, p. 315–322, 2021.

OLIVEIRA, M. F.; ARAUJO, L. M. B. Saúde mental do estudante de medicina. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 23440- 23452, 2019.

OMS (2018, 30 de março). Mental health: strengthening our response. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response . Acessado em: 18, out. 2021.

PHAM, T. et al. The prevalence of depression and associated risk factors among medical students: An untold story in Vietnam. PLOS ONE, v. 14, n. 8, p. e0221432, 2019.

SEO, C. et al. Risk factors for suicidal ideation and suicide attempt among medical students: A meta-analysis. PLOS ONE, v. 16, n. 12, p. e0261785, 2021.

SURAJ,S. etal Prevalence and factors associated with depression among medical students in Nigeria. Nigerian Postgraduate Medical Journal, v. 28, n. 3, p. 198, 2021.

TAVARES, H. H. F. et al. Factors associated with Burnout Syndrome in medical students. O Mundo da Saúde, v. 44, p. 280–289, 2020.

TORRES, C.; OTERO, P.; BUSTAMANTE, B.; BLANCO, V.; DÍAZ, O; VÁRQUEZ, F. L. Mental health problems and related factors in Ecuadorian college students. International journal of environmental research and public health, v. 14, n. 5, p. 530, 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-18

Edição

Seção

Ciências da Saúde