IMPACTOS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR NA QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES DE UMA CIDADE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i4.3828Resumo
Sabe-se o importante papel do professor na formação de cidadãos críticos e suas responsabilidades com o futuro da educação. Aprender a se adaptar as necessidades do mundo moderno sem perder a qualidade do ensino, exige grande dedicação. O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos da profissão de professor na qualidade de vida de docentes do município de Manhuaçu/MG. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de levantamento com survey por meio digital. Aplicou um questionário socioeconômico e o questionário WHOQOL-Bref, através de um link distribuído de forma aleatória entre professores da rede pública e privada em todos os níveis educacionais. Os resultados apontaram que professores que atuam na educação infantil, com menos de 40 anos de idade e com mestrado ou doutorado obtiveram resultados melhores de Qualidade de Vida (QV).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).