ACOMPANHAMENTO DO ENFERMEIRO A PORTADORES DE ESCLEROSE MÚLTIPLA: TRANSFORMANDO O CUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i4.3832Resumo
Objetivo: Observar e analisar o conhecimento no que se relaciona ao acompanhamento do enfermeiro no cuidado para com pacientes de diagnóstico ativo para Esclerose Múltipla. Métodos: Trata-se de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, partindo de uma pesquisa integrativa. Utilizou-se um corte temporal entre 2013 e 2023, realizando uma busca na base de dados BVS, baseando nos descritores em saúde, Esclerose Múltipla, Cuidados de Enfermagem, Promoção da Saúde, Processo de Enfermagem. Resultados: Foram encontrados 09 artigos, onde se formalizou para criação do trabalho. Contudo, evidencia-se que, a Esclerose Múltipla se tornou uma doença, cujo, profissional enfermeiro tem de se tornar atuante na promoção e evolução do cuidado, já que o mesmo possui saberes técnico-científicos que o torna capaz de evoluir no que tange a continuidade do tratamento como forma de humanização. Conclusão: Contudo, observamos que, o profissional enfermeiro torna-se cada vez mais pautador na qualidade do cuidado prestado a pacientes portadores de Esclerose Múltipla, de forma que a evolução, promoção e continuidade, se estenda aos familiares, que também prestarão a assistência desejada.
Descritores: Esclerose Múltipla, Cuidados de Enfermagem, Promoção da Saúde, Processo de Enfermagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).