AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA DO SISTEMA DIGESTÓRIO DE TEIÚS VIA ENDOSCOPIA DISGESTIVA FLEXÍVEL SOB CONTENÇÃO FARMACOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i4.3833Resumo
O exame endoscópico do trato gastrointestinal é uma ferramenta auxiliar diagnóstica que vem sendo difundida na medicina veterinária, sendo ela subdivida por porções de estruturas para facilitar o acompanhamento e reconhecimento dos componentes avaliados, em suma maioria a avaliação é dos órgãos: esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Essa técnica na medicina humana, corresponde a um método altamente aplicável, um componente indispensável do arsenal diagnóstico que na prática médica veterinária vem crescendo. Trata-se de uma inspeção dinâmica e em tempo real da superfície mucosa que reveste os órgãos, sendo possível verificar alterações nessas porções, como exemplo a presença de corpo estranho, inflamações, infecções e até alterações neoplásicas, sendo que as conclusões do endoscopista são baseadas na presença ou ausência de alterações visíveis no trajeto examinado. Objetivou-se avaliar as estruturas do trato digestório alto e baixo de teiús, visto que há poucos relatos na literatura sobre avaliação endoscópica flexível em animais da Ordem Squamata sob contenção farmacológica. O procedimento proposto mostrou-se plenamente eficaz na evidencia da composição estrutural da mucosa, evidenciando detalhes teciduais, diferenças morfológicas entre as porções, indicando que é um exame adequado para estudos diagnósticos do trato digestório de teiús, além de ser de fácil execução e com um período de tempo considerado rápido na avaliação em teiús adultos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).