A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

  • Carolina Meira Moser
  • Gislaine Thompson Dos Santos
  • Mariana Bello Porciuncula
  • Mariana Valls Atz
  • Milton Humberto Schanes Dos Santos
  • Ana Carolina Brondani
  • Rogério Miranda Barros
  • Carine Gatto
  • Djanir De Freitas Brião
  • Glaci Rodrigues Leal
  • Viviane Cordova Jardim Votto
  • Viviane Fernandes Silveira Almeida
  • Patrícia Costa Azevedo
  • José Menna Oliveira
  • Maria De Lourdes Giacomini

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i2.3977

Resumo

A promoção à saúde do servidor público federal objetiva melhorar processos de trabalho e ambientes organizacionais, mediante abordagens coletivas que influenciem ou modifiquem hábitos. O objeto deste trabalho é a trajetória da Divisão de Promoção da Saúde (DPS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que apresentou mudanças significativas em sua micropolítica de trabalho. Objetiva-se relatar a experiência das ações desenvolvidas pela DPS em sua atual configuração, mediante a descrição da transposição de uma lógica assistencial e fragmentada, para uma em que a saúde do servidor é entendida em uma dimensão ampla e integrada. A DPS resulta da união de um serviço de enfermagem, que atuava em ações de vacinação e procedimentos; e uma divisão de atenção psicossocial que acompanhava servidores com questões de saúde relacionadas ao trabalho. Posteriormente, uniram-se à equipe outros profissionais, mas o caráter individual dos processos de trabalho ainda era predominante. Com a pandemia da COVID-19, a equipe passou a realizar reuniões semanais, facilitando a adesão ao formato de teletrabalho e viabilizando a promoção de discussões sobre o papel do setor, o alcance das atividades e a divisão de tarefas. Esse contexto, aliado também à mudança de chefia,  permitiu a transformação do trabalho para um modelo mais democrático, colaborativo, dialógico e interdisciplinar. Nos últimos três anos, diversos trabalhos foram desenvolvidos: projetos de educação para saúde; atendimentos psicossociais e intervenções em equipes; ações de capacitação; materiais de divulgação, redes sociais e podcast; criação de Programa de Apoio a Gestantes, Lactantes e Adotantes; reconfiguração de Programa de Educação para Aposentadoria; e realização de Censo de Saúde. Observa-se que os atores envolvidos, frente às modificações institucionais causadas pela reestruturação organizacional e pela pandemia, potencializaram suas ações frente às adversidades, utilizando-se de momentos intercessores para o fomento de novos paradigmas.

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Publicado

2023-08-18

Edição

Seção

Ciências da Saúde