A IMPORTÂNCIA DO INVESTIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE INTERVENÇÃO JUNTO AO CONSELHO TUTELAR DE LAJINHA-MG.
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i2.4037Resumo
O presente artigo versa sobre a importância de investimentos na primeira infância, a fase do desenvolvimento humano que corresponde a faixa etária dos 0 aos 6 anos. Realizamos a interlocução explícita existente entre a política pública de Assistência Social e os direitos sociais dessa população usuária. A pesquisa aqui expressa, perpassa como produto da disciplina Projeto Integrador I pertencente ao currículo 2020 do curso de Serviço Social na modalidade Ead do Centro Universitário Unifacig. A disciplina objetiva integrar conhecimentos e recursos acadêmicos em direção a contribuir com as questões presentes no campo material das relações sociais estabelecidas nos territórios de abrangência da Instituição de Ensino Superior-IES. Com isso, a escolha do tema e da intervenção ocorre sempre de forma dialogada com as e os discentes da disciplina, propiciando que a temática selecionada tenha interface visceral com a realidade social do alunado e dos elementos materiais que circunscrevem suas vivências e desafios. A proposta está em integrar o conhecimento socialmente adquirido e produzido no espaço acadêmico e o socializar com a comunidade. Portanto, o artigo contempla uma pesquisa exploratória que usou a mediação de revisão bibliográfica e documental e o relato de experiência da intervenção realizada junto ao Conselho Tutelar do município de Lajinha- MG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).