POLIFARMÁCIA: UMA REALIDADE NA CRIAÇÃO DE EQUÍDEOS DE ALTO DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i5.4072Resumo
A ocorrência de eventos adversos relacionados à administração de fármacos e/ou suplementos é frequente nos equídeos, o que eleva a gravidade de acordo com a complexidade do regime terapêutico. Diariamente, os equídeos de alto desempenho com quadro clínico de diversas afecções simultâneas fazem uso de muitos fármacos e/ou suplementos, o que os torna mais suscetíveis a potenciais interações. Juntamente com a participação quase que semanal desses animais em eventos equestres, surgem inúmeras patologias, o que faz deste grupo os maiores usuários de fármacos e/ou suplementos. Esta alta exigência aumenta o contingente de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que demandam intervenções contínuas e na qual os fármacos e suplementos têm um papel importante. De fato, os riscos pertinentes à utilização inadequada de compostos químicos são maiores nesta categoria animal. Constantemente, nestes animais, observa-se a falta de qualidade da terapia farmacológica, presença de polifarmácia, uso de compostos químicos inadequados e duplicidade terapêutica, o que contribui para um maior risco de reações adversas e interações medicamentosas. Neste contexto, o Médico Veterinário, deve dar atenção especial à polifarmácia e à prescrição de fármacos e/ou suplementos potencialmente inapropriados, para que se alcance, de maneira concreta, um bem-estar ideal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).