CONTENÇÃO FARMACOLÓGICA DE PECARI TAJACU (CETARTIODACTYLA: TAYASSUIDAE) COM TILETAMINA, ZOLAZEPAM, DETOMIDINA, ATROPINA E AZAPERONE, EM DOSES CALCULADAS POR EXTRAPOLAÇÃO ALOMÉTRICA INTERESPECÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i5.4073Resumo
Objetivou-se avaliar a qualidade e segurança da contenção farmacológica de 13 exemplares de Pecari tajacu com a associação de tiletamina, zolazepam, detomidina, atropina e azaperone. As doses iniciais foram calculadas por meio de extrapolação alométrica interespecífica. Houve redução estatisticamente significativa (p<0,05) para os parâmetros de frequências cardíaca e respiratória, e temperatura corporal com o uso do protocolo. Todos os animais apresentaram sedação profunda com presença de miorrelaxamento total e ausência de resposta ao pinçamento. O início e fim da sedação profunda foram observados em média aos 18,00 ± 7,06 minutos e 119,77 ± 19,41 minutos, respectivamente. O protocolo avaliado é indicado para medicação pré-anestésica, transporte, exame físico, colheita de amostras de sangue, avaliação odontológica, microchipagem, colocação de brinco para identificação e outros procedimentos pouco invasivos de moderada duração em P. tajacu de cativeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).