CONTROLE POPULACIONAL DE FELINOS ERRANTES E FERAIS (FELIS CATUS LINNAEUS, 1758) EM ZOOLÓGICO DO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i5.4074Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal analisar a utilização do controle da população de gatos errantes e ferais do Zoológico Municipal de Uberlândia – Parque do Sabiá – Minas Gerais, através do programa de controle populacional do tipo CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) com a utilização do protocolo farmacológico “TZAX”. Ressalta-se que os funcionários e os visitantes foram informados a respeito da ação que estava sendo executada e os objetivos almejados por ela; dessa forma, conflitos pessoais foram minimizados, visto que o público em geral não entende tais ações e, às vezes, até as caracterizam como maus-tratos. As cirurgias de esterilização cirúrgica com a ablação das gônadas foram realizadas por Médica Veterinária com ampla experiência na Medicina Veterinária do Coletivo e no Controle Populacional de Cães e Gatos e o pós-operatório foi acompanhado pelos graduandos de Medicina Veterinária. Para a realização desta pesquisa, foram visitados todos os pontos do zoológico, do parque e do seu entorno, tendo-se como foco principal os locais nos quais havia relatos de vivências dos felinos e foram instaladas, nestes locais, armadilhas para a captura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).