ACESSIBILIDADE À ATIVIDADE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i5.4080Resumo
O PCD (pessoa com deficiência) enfrenta grandes dificuldades no seu dia a dia, seja em superação de sentimentos ou de obstáculos. A atividade física contribui para o fortalecimento físico e emocional. Este projeto de iniciação científica visa identificar e qualificar a acessibilidade à atividade física na cidade de Manhuaçu/MG, contribuindo de alguma forma para maior participação dos PCD em atividades físicas. A integração de pessoas com deficiência física nas atividades físicas e na sociedade é um tema de grande relevância e impacto social. A inclusão dessas pessoas é um direito garantido por lei e uma necessidade para construir uma sociedade mais justa e igualitária. A inclusão de pessoas com deficiência física nas atividades físicas traz benefícios para sua saúde física e mental. As práticas promovem o fortalecimento muscular, melhoram a coordenação e equilíbrio, além de aumento da resistência cardiovascular. A participação em atividades físicas colabora no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, promove a interação com outras pessoas, a autoestima e a autonomia. No entanto, a inclusão dessas pessoas não se limita apenas às atividades físicas. É necessário criar um ambiente inclusivo na sociedade como um todo, garantir o acesso a espaços públicos, transporte, educação e emprego, por exemplo. Para isso, é necessário contar com políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades e conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão. A inclusão de pessoas com deficiência física nas atividades físicas e na sociedade é um desafio que precisa ser enfrentado coletivamente, combatendo preconceitos e estereótipos, promovendo a acessibilidade e oferecendo suporte para garantir a plena participação dessas pessoas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).