EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE AO SEDENTARISMO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i5.4081Resumo
O sedentarismo é um problema sério na saúde pública mundial, tendo grande ocorrência também no Brasil. Objetivo: Evidenciar o papel do profissional de enfermagem no combate ao sedentarismo, assim como evidenciar programas de educação em saúde que colaboram para redução do sedentarismo, por fim, o trabalho objetivou também demonstrar as práticas em educação em saúde do combate ao sedentarismo nos atendimentos públicos. Método: A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica qualitativa-exploratória com base nos periódicos SCIELO, LILACS e BVS, com corte temporal de 2018-2023. Resultados: Foram encontradas 148 publicações nas quais passaram por filtragem metodológica, chegando ao quantitativo de 8 publicações incluídas, nas quais, foram desenvolvidos os tópicos de discussão com base nos autores selecionados. Conclusão: Por fim, concluiu-se que a atuação dos profissionais de enfermagem na educação em saúde no combate ao sedentarismo desempenha um papel vital na prevenção e no controle de doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida sedentário, afinal é através do acesso a informações e práticas baseadas em evidências, eles capacitam indivíduos e comunidades a tomarem decisões informadas sobre sua saúde e a implementarem mudanças positivas em suas vidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).