IDENTIFICAÇÃO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lidiane Hott de Fúcio Centro Universitário UNIFACIG
  • Denízia Maria Diniz Rondel
  • Andréia Almeida Mendes
  • Jacqueline Helen de Lima
  • Moisés Luiz Gomes Siqueira
  • Paulo Vinícius Silva de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2023v21i3.4086

Resumo

Trata-se de uma revisão bibliográfica pautada nos Campos de Experiência da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A referida base traz orientações curriculares nas mais diversas disciplinas, além de orientações para formação dos professores, criação de material didático e formas de avaliação. No caso da educação Infantil, a BNCC indica as experiências fundamentais para que as crianças de 0 a 5 anos aprendam e se desenvolvam por meio de campos de experiências que enfatizam noções, habilidades, valores e afeto. Assim, parte-se das seguintes indagações: como devem ser desenvolvidas as práticas da educação infantil tendo por base os campos de experiência? Quais as competências para cada idade? Como os objetivos propostos pela BNCC devem ser trabalhados em sala de aula?

Biografia do Autor

Jacqueline Helen de Lima

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora no Centro Universitário UNIFACIG, jacquelinehelenlima@gmail.com  

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Publicado

2024-01-16

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas