EFICÁCIA DO USO DA CETAMINA PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO REFRATÁRIA AO TRATAMENTO CONVENCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i2.4098Resumo
A depressão é um importante problema de saúde pública, sendo a terceira principal causa de incapacidade no mundo. Cerca de um terço dos pacientes com depressão apresentam um quadro de depressão refratária ao tratamento convencional, responsável por gerar piora na qualidade de vida dos pacientes e sofrimento importante. Portanto, o objetivo desse artigo é analisar a ação da cetamina nos sintomas depressivos, bem como avaliar seu uso na depressão refratária às medicações convencionais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, para realização das pesquisas foram utilizadas as seguintes bases de dados: PUBMED e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), publicados no período de 2018 a 2023. Um total de 12 artigos foram selecionados para a revisão final. A cetamina exerce seus efeitos antidepressivos restaurando anormalidades da rede em regiões importantes no estresse, na resiliência e na regulação do humor. Especificamente, é proposto que a cetamina tem a capacidade de melhorar o controle cognitivo das emoções, melhorando a conectividade entre as regiões frontais e as estruturas límbicas mais profundas, resultando numa melhoria dos sintomas depressivos. Desta forma, entender os benefícios do uso da cetamina na depressão pode proporcionar um melhor acesso e qualidade de vida para estes pacientes que apresentam depressão refratária ao tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).