A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NOS ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS: UMA ANÁLISE DO CASO DE MANHUAÇU COM BASE NO CENSO AGROPECUÁRIO 2017
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i1.4150Resumo
A disparidade entre os gêneros é algo marcado na sociedade. Essa relação fica ainda mais discrepante quando se olha o meio rural das pequenas e médias cidades no interior do Brasil, um exemplo disso é Manhuaçu, cidade agrária e uma das maiores produtoras de café do Brasil. Dado esse panorama, o presente trabalho teve por objetivo analisar a participação da mulher na direção dos estabelecimentos agropecuários do município de Manhuaçu. Buscou-se, de forma específica, analisar a participação da mulher, considerando os diferentes modos de gestão do estabelecimento agropecuário, considerando a influência da “escolaridade” e da “idade” como fatores intervenientes nessa participação. Para isso, realizou-se uma estatística descritiva a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017. Com base nos dados analisados, percebe-se que Manhuaçu possui um cenário marcado pelo homem na tomada de decisões nos estabelecimentos rurais, resultado abaixo da média de Minas Gerais e do Brasil. Mesmo que as mulheres se capacitem mais, há problemas de sucessão familiar dentro do campo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).