ANÁLISE DOS TCCS DEFENDIDOS NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ SOBRE NATAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i2.4192Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a produção científica em formato de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizada no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (DEF/UEM). Para isso, foram utilizados os arquivos de TCCs disponíveis no site do DEF/UEM, totalizando 71 trabalhos que tinham a natação como tema de estudo dentre os 1967 TCCs produzidos no departamento de 1993 a 2021. Os resultados indicaram que no DEF/UEM há uma predominância de estudos sobre natação com uma perspectiva biodinâmica, sendo as temáticas de motivação e reabilitação são as mais recorrentes. Este cenário revelado nas pesquisas sobre TCCs do DEF/UEM aponta para a necessidade de renovação do quadro de professores especialistas em natação, uma vez que os orientadores que mais se destacaram no estudo já não fazem parte do corpo docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).