A FOTOGRAFIA NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DAS MARCAS DE MODA NO SEGMENTO DE LUXO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i3.4216

Resumo

A fotografia nas campanhas publicitárias das marcas de moda de luxo é a porta de entrada para um mundo deslumbrante e exclusivo, transmitindo não apenas produtos, mas narrativas, emoções, desejos e um estilo de vida. A partir desse contexto, o presente trabalho estabeleceu como objetivo investigar e analisar a percepção dos fotógrafos profissionais sobre o papel da fotografia nas campanhas publicitárias das marcas de moda no segmento de luxo. Para atender o objetivo, adotou-se a pesquisa Aplicada, Exploratória e Descritiva, com abordagem Qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa Bibliográfica e pesquisa de campo, por meio de entrevistas junto a quatro fotógrafos, caracterizando-se como uma amostra não-probabilística. A partir das percepções dos entrevistados, foi possível constatar que a fotografia das marcas de moda de luxo amplia a “aura” de sofisticação e exclusividade da marca, potencializando, por meio de uma estética visual, a sua essência. Identificou-se também que as campanhas publicitárias das marcas de luxo são interdependentes da estética fotográfica, a fim de refletir um mundo de desejos capaz de espelhar, de forma visual e única, a identidade e o imaginário da marca.

Biografia do Autor

Débora Cristina Pivotto Kaizer, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: pivotto_debora@gmail.com

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: simonecr@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0700-6731.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural. Professor no Curso Superior em Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas