POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UMA PROPOSTA APLICADA AO CONTEXTO DA LGPD
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i1.4286Resumo
Este trabalho apresenta um estudo baseado na Lei 13.709/18, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada para fornecer a segurança de dados pessoais sensíveis, monitorando as formas de tratamento adotadas pelas organizações, aplicando sanções correspondentes ao seu descumprimento e incentivando a adoção de Normas Técnicas que facilitem o controle dos dados por seus titulares. Diante disso, o objetivo central deste estudo foi o desenvolvimento de um Modelo de Política de Segurança da Informação, capaz de atender os princípios impostos pela lei. Para essa ação foram realizadas pesquisas de cunho qualitativo em meios online, como sites, artigos, livros e o próprio texto-base da lei. Com as informações obtidas juntamente à utilização de ferramentas comuns a maioria das pessoas (Word e Excel), obteve-se exemplos de Modelos Adaptáveis de uma ‘PSI’ e um ‘Termo de Responsabilidade’, que podem vir a ser utilizados por empresas que busquem se adaptar a LGPD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).