PESQUISA CIENTÍFICA: ESTAMOS FAZENDO O DEVER DE CASA NOS ZOOS DO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i4.4300Resumo
Este artigo analisa o estado atual da pesquisa científica realizada nos zoológicos do Brasil. Apesar do papel crucial dos zoológicos na conservação de espécies e na educação pública, há uma lacuna significativa na literatura científica que avalia a qualidade e a quantidade de pesquisas realizadas nesses ambientes. Através de uma revisão abrangente da literatura, este estudo identificou as áreas de pesquisa mais frequentes e as lacunas existentes, destacando a necessidade de mais investimentos em pesquisa científica nos zoológicos brasileiros. Além disso, foram discutidas estratégias para incentivar e apoiar a realização de pesquisas de alta qualidade, visando aprimorar a saúde e o bem-estar dos animais em cativeiro, bem como contribuir para a conservação da biodiversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).