OZONIOTERAPIA COMO ABORDAGEM INOVADORA NO TRATAMENTO DE ÚLCERA DE CÓRNEA EM CÃES: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i4.4302Resumo
A úlcera de córnea é comum na rotina veterinária, classificada como superficial ou profunda, o que influencia o tratamento. Casos leves são tratados com colírios antibióticos e anti-inflamatórios, enquanto os graves exigem cirurgia. A ozonoterapia, com seu poder bactericida, fungicida, antiviral e cicatrizante, está ganhando espaço na medicina veterinária. Óleos vegetais, como o óleo de girassol ozonizado, são usados topicamente para administrar o ozônio. Este relato descreve um caso de um cão com úlcera de córnea agravada, tratado experimentalmente com óleo ozonizado, resultando em recuperação total.
Downloads
Publicado
2024-10-03
Edição
Seção
Dossiê One Health III
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).