PRINCIPAIS LINHAS TERAPÊUTICAS PARA A TROMBOCITOPENIA INDUZIDA POR HEPARINA (TIH): UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i1.4332Resumo
A Trombocitopenia Induzida por Heparina (TIH) é uma complicação do uso de heparina que ocorre em uma parcela dos pacientes submetidos a esta terapêutica. Estima-se que aproximadamente um em 40 pacientes recebendo heparina não fracionada e um em 500 pacientes recebendo heparina de baixo peso molecular desenvolvem TIH. Alguns fatores podem aumentar a frequência de TIH, como cirurgias, uso de heparina não fracionada, dose, idade e sexo. A TIH pode se manifestar com a própria redução nos níveis de plaquetas, tromboses e reações sistêmicas. É importante reconhecer a TIH e instituir precocemente o tratamento para prevenir suas possíveis complicações. O tratamento consiste na suspensão da heparina e no uso de anticoagulantes não heparínicos. A eficácia comparativa e a segurança dos anticoagulantes para o tratamento de TIH seguem em constante análise de evidências. Com isso, objetiva-se com este estudo realizar uma revisão bibliográfica quanto ao tratamento da trombocitopenia induzida pelo uso de heparina. Foi realizada uma busca da base de dados eletrônicos PUBMED e SCOPUS com os seguintes descritores em saúde (MeSH): “Heparin”, “Heparin-induced thrombocytopenia” e “Treatment”. Foram selecionados artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis gratuitamente e que estejam adequados ao objetivo deste estudo. Posteriormente, os artigos foram tabulados no programa Microsoft Excel e os achados de cada artigo selecionado na amostra final foram compilados nesta revisão, sendo discutidos de acordo com a literatura. A revisão demonstrou que a anticoagulação plena é indispensável para os pacientes que têm alta suspeita de TIH definida pelos escores de probabilidade, como o escore dos 4Ts. A eficácia e segurança de anticoagulantes não heparínicos é semelhante entre os fármacos estudados. Mais estudos são necessários para definir a melhor estratégia terapêutica em grupos específicos de pacientes, como os pacientes cirúrgicos, imunossuprimidos, dialíticos ou que necessitam de circulação extracorpórea.
PALAVRAS-CHAVE: Heparin; Heparin-induced thrombocytopenia; Treatment
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).