REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA NAS MICRORREGIÕES DE SAÚDE DE MANHUAÇU E CARANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i5.4351Resumo
Estudo com abordagem quantitativa de finalidade descritiva, onde aplicou-se um questionário destinado aos gestores dos municípios a fim de conhecer a rede de referência e contrarreferência das microrregiões de saúde de Manhuaçu e Carangola e descrevê-las. Os municípios pertencentes às microrregiões pesquisadas não possuem uma rede de referência e contrarreferência integrada, causando problemas na rede de atenção à saúde, caracterizada pela falta de implementação de ouvidorias de saúde, territorialização desatualizada, referência e contrarreferência inadequada e falta de integração das redes de saúde entre os municípios. Sugere-se implementações de definição de direcionamentos no sistema, gestão e capacitação humana aprimorada e intercomunicação entre os setores, realizando assim a implementação integral e eficaz do sistema de referência e contrarreferência nas microrregiões de saúde de Manhuaçu e Carangola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).