PSICOLOGIA DO ESPORTE: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM GRUPOS REALIZADA EM UM COMPLEXO ESPORTIVO NA ZONA DA MATA MINEIRA
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i5.4354Resumo
Este estudo investigou a aplicação da Psicologia do Esporte em um Complexo Esportivo na zona da Mata Mineira, focando no desenvolvimento integral de jovens atletas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com observação e intervenções grupais. As intervenções foram baseadas em dinâmicas de grupo, com o objetivo de promover habilidades como comunicação, trabalho em equipe e cooperação entre atletas de 14 a 17 anos. Os resultados demonstraram a importância da comunicação eficaz e do trabalho colaborativo no desempenho esportivo e no desenvolvimento pessoal dos jovens. Além disso, a estrutura física e a equipe multidisciplinar do Complexo Esportivo proporcionam um ambiente favorável ao crescimento dos atletas, tanto dentro quanto fora do campo. Conclui-se, portanto, que as intervenções reforçaram a relevância do apoio psicológico no esporte para alcançar melhores resultados e promover o bem-estar dos atletas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).