AVALIAÇÃO PRECOCE DA SENSIBILIDADE AO ALUMÍNIO DE HÍBRIDOS DE MILHO EMPREGANDO TESTE DE GERMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i5.4357Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comparar possíveis níveis de tolerância ou sensibilidade ao alumínio de diferentes híbridos de milho, considerando o efeito desse elemento sobre a germinação de suas sementes. Para tal, foi realizado um experimento envolvendo um teste de germinação de híbridos de milho e condições contrastantes para o alumínio. A germinação das sementes foi influenciada pelas condições de alumínio no meio e pela diferença genética entre os híbridos, demonstrando interação significativa entre esses fatores. Notou-se um efeito detrimental do alumínio sobre a germinação das sementes de milho. Apesar de alguns híbridos não apresentarem limitação na proporção de sementes germinadas, a presença de alumínio causou limitação do crescimento de radículas e coleóptilos. Os híbridos P4285VYHR e ExtendaxRR2 se destacaram por emitirem radículas relativamente maiores do que os demais na presença de alumínio, enquanto AS1868PRO4, SS204EVIP3 e BM855PRO2 foram mais sensíveis ao alumínio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).