COMPORTAMENTO FÍSICO-MECÂNICO DE CONCRETOS CONTENDO AGREGADOS RECICLADOS
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2024v22i5.4358Resumo
O setor da construção civil contribui significativamente para a degradação ambiental devido à extração intensiva de recursos naturais e à grande geração de resíduos. Em Manhuaçu/MG, a expansão da indústria da construção resultou em um aumento na produção de resíduos de construção e demolição, estimado em cerca de 46 mil toneladas anuais, os quais muitas vezes não recebem destinação ou reaproveitamento adequados, ampliando os impactos ambientais. Diante deste cenário, e considerando o crescente impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desses resíduos, este trabalho tem como objetivo principal avaliar a resistência à compressão axial de concretos produzidos com a substituição de 15% de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado, contribuindo para práticas mais sustentáveis na construção civil e destinação correta desses resíduos. Os materiais utilizados foram coletados em uma concreteira localizada em Manhuaçu/MG. Os resíduos foram caracterizados quanto às suas propriedades físicas e mecânicas. O procedimento experimental adotado incluiu a produção de concretos reciclados e a realização de ensaios de resistência à compressão axial avaliados aos 14 e 28 dias de cura. Os resultados indicaram que a substituição parcial permitiu obter uma boa trabalhabilidade do concreto. No entanto, a resistência mecânica do material não apresentou um crescimento significativo ao final do período de 28 dias, mantendo-se em valores médios de 32,3% de acréscimos em sua resistência mecânica. Os resultados demonstraram que o concreto com agregado miúdo reciclado não apresentou resultados satisfatórios inicialmente, necessitando assim de mais estudos e ajustes no traço utilizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).