CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EAD PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i3.4482Resumo
A presente pesquisa buscou investigar as contribuições das ações extensionistas, a distância, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para a formação continuada de professores da rede estadual básica de educação deste estado. No que concerne à metodologia, partiu de um levantamento bibliográfico e documental, bem como da aplicação de um questionário online tipo survey a fim de fazer a coleta de dados. A coleta de dados permitiu conhecer o perfil dos docentes que participaram de algum curso de extensão a distância nesta instituição, e a influência desses cursos em sua prática pedagógica. Foi possível constatar, a partir da análise dos dados, que os professores da rede estadual de educação básica do estado da Bahia consideram os cursos de extensão a distância da UNEB destinados à formação continuada de professores essenciais para ressignificar suas práticas, destacando aspectos como enriquecimento do currículo, aprimoramento da prática docente, crescimento de conhecimentos teóricos, dentre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).