SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA SAÚDE

Autores

  • Guilherme Augusto de Cristo Souza Centro Universitário Unifacig
  • Luana Louback Martins Centro Universitário Unifacig
  • Maria Eduarda Louzada Neves Centro Universitário Unifacig
  • Gelbianny Braz Carvalho Centro Universitário Unifacig
  • Éntero Benvindo Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7163-0208
  • Cristiano Inácio Martins Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-7082-1179

DOI:

https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i3.4486

Resumo

A educação em saúde tem avançado com metodologias que promovem a aprendizagem significativa, como a integração entre conhecimentos prévios e novos saberes. Nesse cenário, a simulação realística surge como ferramenta essencial, possibilitando experiências práticas em contextos controlados, especialmente em situações de urgência e emergência. Este estudo, por meio de um relato de experiência, descreve vivências de estudantes e profissionais da saúde envolvidos em simulações realísticas, destacando como essas práticas contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. A experiência evidenciou a importância da simulação para a articulação entre teoria e prática, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o preparo para situações críticas. A análise foi feita a partir da observação direta, registros dos participantes e complemento com a literatura científica. Conclui-se que a simulação realística é uma estratégia pedagógica transformadora, que fortalece a formação e o preparo dos profissionais, sem oferecer riscos aos pacientes. 

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Publicado

2025-12-03

Edição

Seção

Ciências da Saúde