DISPONIBILIDADE PARA COMPARTILHAR: UM ESTUDO DA INTERSECÇÃO ORGANIZACIONAL E INDIVIDUAL
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i5.4612Resumo
Este estudo objetivou aprofundar o conhecimento sobre o impacto dos elementos organizacionais na disponibilidade dos sujeitos organizacionais para o compartilhamento de informação, tomando como base a Estrutura Molecular da Organização formatada por Silva (2005). As temáticas centrais abordadas foram o compartilhamento de informação e os pressupostos que formam a organização — a estrutura, poder/liderança, cultura organizacional e estratégia —, todos analisados sob uma perspectiva sistêmica. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso, que utilizou uma triangulação de métodos de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, análise documental e surveys. Essa estratégia quali-quanti permitiu conhecer e analisar os dados de maneira aprofundada. Para a abordagem quantitativa, optou-se pela Análise de Trilha (path analysis). Essa técnica estatística possibilitou quantificar os efeitos diretos e indiretos das variáveis explicativas (os elementos da Estrutura Molecular da Organização) sobre a variável dependente (Compartilhamento de Informação), considerando, ainda, o valor numérico da variável residual. Os resultados obtidos confirmaram os pressupostos de que os elementos fundantes da organização influenciam a disponibilidade dos sujeitos organizacionais para a partilha de informações. No entanto, o estudo demonstrou que essa influência ocorre de forma indireta, evidenciando a força do protagonismo das pessoas que agem no cenário organizacional de modo racional em prol de seus objetivos e interesses individuais. O estudo permitiu identificar, ainda, que os principais desafios ao compartilhamento de informações impostos às diferentes organizações têm como pontos centrais a identidade e o comprometimento dos funcionários, bem como o compromisso de criar um contexto organizacional favorável à cooperação e ao trabalho em equipe para que o conhecimento possa ser construído e incorporado ao cotidiano de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).