ARQUITETURA REGENERATIVA COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO: UM NOVO MODELO PARA SUPERAR OS LIMITES DA SUSTENTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.21576/pensaracadmico.2025v23i5.4614Resumo
Diante dos eventos climáticos extremos que o planeta tem enfrentado por conta de mudanças repentinas e drásticas, observa-se uma crescente preocupação dos órgãos responsáveis com o meio ambiente, por meio de discussões recentes que buscam elaborar planos de ação para garantir, de forma saudável, o futuro do planeta. Esta pesquisa busca elucidar os conceitos de arquitetura sustentável e arquitetura regenerativa e demonstrar como a segunda premissa pode ser aplicada com foco em se integrar ao ecossistema por meios regenerativos. A metodologia adotada fundamenta-se inicialmente em uma revisão bibliográfica que aborda a revisão conceitual dos termos e a evolução da arquitetura sustentável à arquitetura regenerativa além de um estudo de caso demonstrando sua aplicabilidade. Diante do exposto, fica clara a relação de evolução e complementariedade entre os conceitos propondo uma reflexão crítica sobre o papel do arquiteto como agente transformador e facilitador de processos vivos, que pode, e deve, atuar como agente restaurador daquilo que, um dia, suas próprias construções ajudaram a degradar, destacando a urgência da capacitação profissional para adoção da prática da arquitetura à luz das demandas ambientais contemporâneas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensar Acadêmico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).